O empresário Magnaldo Santana ocupou a Tribuna do Povo da Câmara de Vereadores de Gramado na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 4, para abordar as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores em Gramado. Magnum, um empreendedor com mais de três anos de experiência na cidade como sócio de franquia, enfatizou a importância de construir um ambiente de negócios mais inclusivo e próspero para todos na cidade.
“As cidades são como organismos vivos em um ambiente em transformação. Se elas não evoluírem, não se adaptarem, correm o risco de extinção. Não importa a história, todo sucesso colhido até então, tudo pode mudar” enfatiza Santana.
O empresário ressaltou que Gramado também enfrenta desafios, apesar da aparência positiva. Ele apresentou a estagnação dos gastos dos turistas na cidade, apesar do aumento no número de visitantes em 2023. Apresentou o Índice de Cidades Empreendedoras e argumentou que Gramado tem o potencial de ocupar um lugar de destaque, mas precisa entender porquê ainda não ocupa.
“Existe uma cidade além da Rua Coberta, é necessário uma reavaliação de projetos que, em lugar de trazer clientes para os negócios estabelecidos tiram o público dos comércios que pagam impostos. Investir em qualificação de mão de obra, trabalhar a cultura empresarial para recrutamento sem canibalização da concorrência”, acrescentou.
O empreendedor também enfatizou a importância de repensar estratégias para a baixa estação, promover iniciativas artísticas e culturais geograficamente distribuídas e investir na qualificação da mão de obra local. Ele também planejou a criação de fóruns setoriais para envolver a comunidade e os empresários para divulgação e desenvolvimento de propostas para a cidade.
Ainda ressaltou a necessidade de trabalhar na imagem da cidade para atrair moradores fixos que contribuam para a economia local, uma vez que Gramado atualmente depende de grande parte do turismo. “Os problemas são oportunidades de superação e evolução, é preciso agir para tornar Gramado mais inclusiva para seus moradores”, concluiu.

Data de publicação: 06/09/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado