O presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Celso Fioreze (PSDB), esteve em Brasília nesta terça-feira, dia 27, em uma agenda que teve como objetivo viabilizar uma Unidade de Educação Profissional (UEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para Gramado. O vereador representou o Legislativo juntamente com integrantes do Executivo Municipal.
Estiveram na comitiva de Gramado a coordenadora de Economia Criativa da Secretaria da Cultura, Juliana Sehn, que iniciou as mobilizações ainda enquanto diretora da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, os secretários municipais da Educação, Simone Tomazelli Andreis, de Inovação, Ike Koetz, de Governança e Desenvolvimento Integrado, Germano Junges, e o prefeito Nestor Tissot.
Na ocasião, a comitiva entregou em mãos o projeto do Instituto ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Getúlio Marques Ferreira, do Ministério da Educação (MEC). A reunião na Setec teve como objetivo entregar oficialmente o projeto para implantação do Instituto Federal na cidade de Gramado.
O projeto compreende a apresentação dos indicadores socioeconômicos do município e da região, a adesão aos critérios de avaliação normatizados pelo MEC, as propostas de contrapartida que cabem ao município, além de ampla carta de apoio assinada por representantes do Executivo, Legislativo, Ministério Público, entidades representativas da sociedade civil, sindicatos de trabalhadores e parlamentares da esfera estadual.
"Fomos atenciosamente recebidos e retornamos com expectativas positivas, dando continuidade aos processos internos e mobilizações", avalia Fioreze, que nesta quarta-feira, 28, já retorna a Gramado. Junto à documentação, o presidente do Legislativo ainda entregou uma carta do vereador jovem, Miguel Melo, argumentando a importância de um Instituto de qualificação gratuito no município.

Data de publicação: 28/06/2023

Créditos das Fotos: Divulgação