Na noite desta quinta-feira, dia 22, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Gramado para discutir o plano de carreira do magistério público, por meio do Projeto de Lei Ordinária (PLO) 031/2023. O evento foi conduzido pelo vereador Professor Daniel (PT), que é presidente da Comissão de Mérito (Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social), e contou com a presença da secretária municipal de Administração, Juliana Fisch, da secretária municipal de Educação, Simone Tomazeli Andreis, e da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Queli Boch.
Além dos representantes do poder público e do sindicato, um grande número de servidores da área de educação compareceu à audiência. O projeto está em tramitação na Câmara e passou pelas comissões de Legalidade e Finanças, e, atualmente, está na Comissão de Mérito, composta pelos vereadores Professor Daniel (PT), Rodrigo Paim (MDB) e Neri da Farmácia (Progressistas), para avaliação final.
Durante a audiência, o Executivo, em conjunto com a representante do sindicato, apresentou o novo plano de carreira do magistério, que passou por uma reformulação completa. O trabalho foi realizado em conjunto com a Secretaria de Educação, da Administração e o Sindicato, que vinha pleiteando alterações no plano desde 2015.
Foram apresentadas aos professores as alterações propostas no novo projeto, que incluem a introdução de avaliação de desempenho, uma mensagem retificativa e outras modificações. Um ponto importante foi a criação do cargo de psicopedagogo, uma demanda antiga da categoria.
A audiência foi gravada e estará disponível nas mídias sociais da Câmara para que a comunidade possa acompanhar posteriormente. Foi aberto um prazo de 72 horas para que a comunidade possa enviar suas manifestações por e-mail para jandir.fraga@gramado.rs.leg.br.
Para ter acesso à audiência na íntegra, basta acessar o Facebook e canal do YouTube da Câmara. Além dos vereadores integrantes da Comissão de Mérito, estiveram presentes também os vereadores Celso Fioreze (PSDB), Renan Sartori e Cícero Altreiter do (MDB), Rosi Ecker Schmitt e Joel Reis (Progressistas).

Data de publicação: 23/06/2023

Créditos das Fotos: Paulo Vargas