Sessão solene para entrega de Moções ocorreu nesta quarta-feira, dia 21

A Câmara de Vereadores de Gramado realizou na noite desta quarta-feira, dia 21, uma sessão solene que foi marcada por muita emoção dos homenageados e também da plateia em cada depoimento citado na tribuna. O evento iniciou com a entrega de Moção de Aplausos ao clube veterano Minhocão pelos seus 50 anos de atividades. Michel Sachet falou em nome do grupo.
Já as Moções de Reconhecimento foram entregues aos professores João Luiz Jaeger, Otávio Krauspenhar, João Mattos e Mário Ludke. Todos receberam as distinções pelo trabalho realizado no desenvolvimento do esporte no município de Gramado. Todas as proposições são de autoria do vereador Roberto Cavallin (Progressistas) e foram aprovadas e assinadas por unanimidade.

CONFIRA ABAIXO OS HISTÓRICOS DOS HOMENAGEADOS

CLUBE VETERANO MINHOCÃO
Fundado em 4 de abril de 1973 por um grupo de amigos liderados por Irajá de Castilhos, o Minhocão surgiu como um time de veteranos com o objetivo de jogar futebol como lazer aos sábados à tarde. Ao longo desses 50 anos, o grupo cresceu em número de jogadores e em reconhecimento.
Ao realizar cerca de 1.600 jogos em diversos locais do estado e em outros estados, sempre com objetivo de confraternização e amizade entre atletas e adversários, o Minhocão levou o nome de Gramado com muito orgulho e responsabilidade. O vínculo com o Centro Esportivo Gramadense e a Sociedade Ipiranga da Linha Nova foram essenciais para a história do clube.

PROF. JOÃO LUIZ JAEGER
O professor João Luiz Jaeger, 68 anos, possui uma vasta experiência e conhecimento na área esportiva. Sua jornada como jogador de futebol começou aos 16 anos, no juvenil do Sport Club Internacional. Ao longo de sua carreira, ganhou destaque em clubes renomados como América de São José do Rio Preto, América do Rio de Janeiro, Al Kadecia (Emirados Árabes), Curitiba, Juventude de Caxias do Sul, Central de Caruaru, Sport de Recife e Brasil de Pelotas.
Enquanto jogador profissional, João Luiz Jaeger, conhecido carinhosamente como "Bolinha", mostrou habilidade e dedicação nos campos do Brasil e do exterior. Paralelamente à sua carreira esportiva, ele se formou em Licenciatura em Educação Física pela Unicruz, conciliando jogos, concentrações e campeonatos com seus estudos.
Após sua experiência como jogador, o Professor João Luiz recebeu um convite para conhecer Gramado através da fábrica Ortopé. Nessa cidade, ele aplicou a Ginástica Laboral para os funcionários da empresa, iniciando assim sua atuação como professor de Educação Física. Esteve à frente da coordenação da Escolinha de Futebol do Gramadense. Há 20 anos, atuou como preparador físico da primeira turma de formação de soldados do CRPO Hortênsia, onde hoje é o Bpat.
João Luiz coordenou a equipe técnica do Projeto Genoma Colorado nas cidades de Gramado e Canela, preparando atletas para as categorias de base do clube.
Ao longo de sua carreira como professor de Educação Física, o Professor João Luiz lecionou em diversas escolas da região, como Ramos Pacheco, Santos Dumont, entre outras.

PROF. OTÁVIO KRAUSPENHAR
Otávio Luís Krauspenhar atuou por décadas na cidade de Gramado. Sua paixão pelo esporte o levou a ensinar e inspirar inúmeros alunos ao longo da sua carreira. Trabalhou na Escola Bom Pastor e, posteriormente, na Escola Cenecista Visconde de Mauá. Desempenhou um papel ativo nos jogos escolares de gramado, participando em diversas modalidades esportivas, como voleibol, futsal, handebol, futebol de campo e atletismo. Sua presença nos jogos estaduais, representando Gramado
nas categorias mirim, infantil e adultos, demonstrou seu empenho em proporcionar oportunidades para os jovens atletas da cidade.
Em 2001, diante do encerramento dos jogos estaduais pela rede Cenecista, Otávio tomou uma decisão corajosa ao fundar a escola de voleibol Toque OK. Desde então, ele tem administrado a escola, transmitindo seu conhecimento e paixão pelo voleibol para as novas gerações.

PROF. MÁRIO LUDKE
O professor Mário Ludke iniciou sua jornada educacional na cidade de Nova Petrópolis, posteriormente passando por Flores da Cunha e Bento Gonçalves. No entanto, quando seu pai faleceu, ele retornou a Gramado para apoiar e não deixar sua mãe sozinha. Foi nesse momento que ele se envolveu ativamente nas escolas de Gramado, trazendo consigo uma energia contagiante e um profundo comprometimento com a educação.
Durante seus anos de atuação, o professor Mário Ludke foi responsável por proporcionar uma educação de qualidade a inúmeros alunos. Sua atuação como professor e diretor, ao longo de seus 40 anos de carreira, deixou um impacto duradouro na comunidade educacional.
Ludke deixou sua marca em diversas escolas de Gramado, incluindo o Caramuru, João Beneti, Santos Dumont. Também lecionou no Caic.

PROF. JOÃO MATTOS
A jornada de João Mattos começou em 1986, quando chegou a Gramado e foi convidado para conhecer o Kurotel, onde iniciou sua trajetória de trabalho. Durante esse período, ele também participou ativamente do time local Gramadense. Foi durante um encontro com o professor Germano Blum que João Mattos recebeu um convite especial para trabalhar em tempo integral no CMD (Centro Municipal de Desporto). Ao longo dos anos, ele desempenhou um papel fundamental nas escolas da região, notadamente na Escola Senador Salgado Filho, onde dedicou 35 anos de sua vida.
Além disso, também contribuiu com seu talento e conhecimento nas escolas Caramuru e Presidente Vargas. Durante todo esse tempo, João Mattos se envolveu em diversas modalidades esportivas, como futebol, vôlei, atletismo e futebol de salão. Ao longo de sua carreira, Mattos conquistou vários títulos e levou as equipes de Gramado a competições regionais e estaduais.

Data de publicação: 22/06/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima / Câmara Gramado