Ele destacou as iniciativas dos 18 anos de atuação da entidade e pediu atenção de todos para o meio ambiente

Na 16ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado, na última segunda-feira, dia 19, o representante da Gramado Viva, Jair Portulan, expressou seu agradecimento a todos que o apoiaram ao longo dos 18 anos em que ele trabalhou incansavelmente em defesa do meio ambiente.
Como voluntário da entidade, Jair destacou as diversas ações realizadas nos últimos anos. Foram 105 eventos de recolhimento de lixo, oito palestras em escolas e hospitais, e mais de 18 toneladas de resíduos foram recolhidas e destinadas corretamente. Além disso, aproximadamente 5 mil quilos de resíduos foram recebidos em campanhas foram encaminhados aos locais adequados, o que resultando na arrecadação de mais de mil litros de leite que foram distribuídos para entidades da região. Foram distribuídas também aproximadamente 2 mil mudas de árvores nativas em diferentes ações.
Jair mencionou também a campanha de recolhimento de tampinhas, informando que a Câmara Municipal possui um ecoponto para o recolhimento. Também enfatizou paradas ecológicas nas Cascatas do Narciso e Véu de Noiva, além da instalação de placas de orientação e conscientização sobre o descarte irregular de entulhos em áreas de proteção. Cerca de mil quilos de ração arrecadadas em ações foram doados para entidades protetoras de animais na região. A conscientização ambiental também foi gerada através de campanhas nas redes sociais, com foco no descarte de resíduos. Além disso, foram distribuídos ecopontos pela cidade.
Jair fez um apelo aos presentes na sessão, pedindo que mais importância às questões ambientais.
O representante da Gramado Viva também falou do trabalho voluntário realizado, deixando claro o comprometimento pessoal e o tempo dedicado à causa, mesmo em situações adversas como chuva, sol, frio, calor e pandemia.
“Não temos um ‘plano B’ o nosso planeta é único, sendo nossa única casa, desejo que as questões ambientais sejam defendidas com a mesma importância que os partidos políticos recebem. Quero continuar lutando em favor do meio ambiente e enquanto estiver vivo e ter forças para fazê-lo”, finalizou Portulan.

Data de publicação: 22/06/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima