Objetivo da proposição é promover a conscientização para efetivar a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas no município

O vereador Neri da Farmácia (Progressistas) protocolou nesta semana na Câmara de Vereadores de Gramado um Projeto de Lei do Legislativo (PLL) que institui o Programa Municipal de Prevenção e Conscientização contra o Alcoolismo no Município. Segundo o parlamentar, o objetivo da proposição é promover a conscientização para efetivar a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas.

“O poder público poderá executar ações em conjunto com organizações da sociedade civil, a fim de efetivar este projeto. A ideia é que a Semana de Prevenção seja realizada na semana que compreender o dia 18 de fevereiro quando é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo”, explica Neri.

“Embora o consumo de álcool seja aceito socialmente, o seu abuso é uma prática que deve ser desestimulada, especialmente pela população mais jovem, em relação à qual as ações educativa e preventivas devem ter maior impacto”, complementa o vereador.

O Projeto de Lei sugere várias estratégias para prevenção e conscientização, entre elas, a divulgação de material e mensagens sobre os efeitos nocivos do álcool em cardápios de restaurantes e atividades específicas voltadas para o público adolescente, levando o tema para dentro das escolas. O PLL 05/2023 ainda precisa passar pela análise das Comissões Permanentes e, posteriormente, ser colocado em votação no plenário.

Data de publicação: 17/02/2023

Créditos das Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado