Aprovado projeto que institui o ‘Dia Municipal de Doar’

Renan Sartori foi o autor da proposta que já é reconhecida em vários países

Foi aprovado, de forma unânime, na noite de ontem (23), o projeto de Lei do Legislativo 01/2017 que institui o ‘Dia Municipal de Doar’, no âmbito do Município de Gramado. A votação ocorreu na sessão ordinária realizada no Plenário Julio Floriano Petersen.

Desta forma a data passa a ser comemorada anualmente, sempre na primeira terça-feira após o Dia Nacional de Ação de Graças, de acordo com a Lei Federal nº 5.110/66, que é na quarta quinta-feira do mês de novembro.

As atividades alusivas ao Dia de Doar têm os seguintes objetivos:

I – promover a cultura de doação para fins de filantropia no Município;

II – mobilizar indivíduos, empresas, entidades e governo por uma cidade mais generosa, voluntária e solidária, em especial para com as organizações da sociedade civil sem fins-lucrativos;

III - incentivar a promoção de atividades relacionadas ao Dia de Doar nos órgãos públicos.

IV – divulgar as ações do Dia de Doar no canais oficiais de imprensa e meios eletrônicos do Município.

“Este projeto é justificado com extrema facilidade. Doar é um ato de amor ao próximo que humaniza e enobrece o Ser Humano. Isso porque, ao ajudar aqueles que mais precisam, contribuímos com uma sociedade mais justa e igualitária. O Dia de Doar já se realiza há mais de 03 anos no mundo e já conta com a adesão de mais de 20 países. O principal objetivo da ação é mobilizar a todos: indivíduos, entidades, empresas, famílias, estudantes, escolas, igrejas e governo, para termos uma cidade mais generosa e solidária, em especial, para com as organizações da sociedade civil”, disse Renan.

O Dia de Doar surgiu em Nova Iorque nos Estados Unidos em 2012 com o nome de GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, e vem na sequência de datas comerciais já famosas, como a BlackFriday.

No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, por iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação e ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos. Anualmente, no Dia de Doar, as entidades poderão receber doações. E quem apoia poderá doar e tornar pública a sua doação a partir do uso da hashtag  #DiadeDoar nas mídias sociais.

Data de publicação: 24/01/2017