Na tarde da quinta feira (14) estiveram reunidos os vereadores Dr. Ubiratã, Professor Daniel e Renan Sartori com o secretário de Cultura, Allan John Lino para uma conversa sobre a programação do Carnaval 2018, largos culturais e museu.

Vereadores conversam com Secretário de Cultura

Na tarde da quinta feira (14) estiveram reunidos os vereadores Dr. Ubiratã (PP), Professor Daniel (PT) e Renan Sartori (PMDB) com o secretário de Cultura, Allan John Lino para uma conversa sobre a programação do Carnaval 2018, largos culturais e museu.

Sobre o Carnaval o Secretário Alan informou que os bailes voltam a ser realizados nos clubes da cidade, sem aporte financeiro do Executivo. Na sexta e segunda-feira, no Clube Minuano e sábado, no Clube Recreio Gramadense, restando apenas à noite de domingo, para a Prefeitura, com orçamento de R$ 71 mil. O Executivo e Legislativo tentarão patrocínio para custear tal demanda.  O encontro agendado pelo Secretário objetivava escutar o Legislativo sobre o tema, pois sabe-se que o carnaval é um evento social que reúne todas as classes, sem discriminação e é importante para o lazer do gramadense. Outro encontro foi agendado com todos os Vereadores, com o Secretário de Cultura e empresários locais para buscar o patrocínio para que o evento de domingo possa ser realizado.

Quanto aos largos culturais Allan destacou que incialmente eram 11, mas que a manutenção com custo elevado acabou resultando na diminuição dos mesmos, restando atualmente seis largos. O Secretário informou que o Executivo está realizando licitação para o mês de janeiro de 2018, onde a empresa vencedora passe a ser responsável pela manutenção de quatro Largos, bem como para que a mesma possa explorá-los de forma comercial. Outros dois estuda-se a possibilidade de retirá-los ou transferi-los, mas para tanto é necessário alterar a legislação.

Sobre os museus Allan ressaltou a necessidade de contratação de uma museóloga. Foi realizado um concurso para o preenchimento da vaga, porém a contratação não se efetivou. A Secretaria fará a contratação de um profissional em caráter emergencial por seis meses. A inauguração esta prevista para março ou abril de 2018.

Texto e foto: Vanderleia Draghetti

Data de publicação: 18/12/2017