Dois pedidos de informações foram realizados requerendo informações à Prefeitura e a Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, sobre os investimentos anunciados pela e programados para Gramado.

Solicitadas informações sobre investimentos e ações à Corsan e Prefeitura

As matérias que anunciaram os investimentos foram veiculadas no site oficial da Corsan, no dia 29 de janeiro, com o título ‘Corsan investirá R$ 240 milhões na região das Hortênsias’ e no dia 19 de março, com o título ‘Companhia apresenta ações em andamento no sistema Hortênsias’. No texto consta que desses R$ 240 milhões, R$ 90 milhões serão utilizados em água, assim aumentando a capacidade da Região das Hortênsias de forma gradativa, de 48% em dezembro/2020, 65% em dezembro/2021 e 77% em dezembro/2024, assim como a adução de água tratada para Gramado aumentará, nos mesmos prazos, em 75%, 100% e 150%, respectivamente; e R$ 150 milhões em esgoto, e que o processo completo será feito em três etapas, sendo que a primeira teria conclusão ainda em 2020, a segunda em 2021 e a terceira em 2024.

Assim sendo abaixo seguem as perguntas elencadas para a estatal e para o Executivo:

- No que tange a primeira etapa:

1 – Quanto já foi investido?

2 – Onde esses recursos foram utilizados?

3 - Qual o valor do investimento que ainda será feito e em que, neste primeiro bloco de ações?

- No que tange a segunda etapa:

1 – Quanto será investido?

2 – Onde serão investidos os recursos, de forma detalhada?

3 – Qual o prazo de conclusão de cada uma das ações dessa etapa?

- No que tange a terceira etapa:

1 – Quanto será investido?

2 – Onde serão investidos os recursos, de forma detalhada?

3 – Qual o prazo de conclusão de cada uma das ações dessa etapa?

Ainda, à Prefeitura foi solicitado o nome do servidor público que é o fiscal do contrato com a Companhia Riograndense de Saneamento e responsável pelo acompanhamento deste cronograma de ações e investimentos.

“Justifica-se tal pedido, em face da inércia da Corsan em atender a demanda de Gramado, nos últimos anos, tanto quanto a questão da água potável, como a do esgoto. Ressalta-se que casos de desabastecimento têm sido corriqueiros na cidade, o que nos preocupa, pois a época de maior movimentação, e assim de maior consumo, ainda está por vir. Entende-se que a Prefeitura como órgão concessor desta licença deva fazer o processo de fiscalização de forma eficaz, e que a Corsan tenha a obrigatoriedade de seguir o cronograma apresentado, pois a cidade de Gramado repassa altos valores a Companhia, mensalmente, sem receber a atenção devida. Enfatizo que as respostas dos questionamentos auxiliarão no processo fiscalizatório imposto ao cargo de vereador, bem como para que possamos, como representantes da comunidade, informar sobre todos os detalhes dessa ação de melhoria que é aguardada com ansiedade pelos gramadenses”, explicou o vereador Volnei da Saúde, autor dos pedidos.

What do you want to do ?
New mail

Data de publicação: 20/10/2020