O vereador Everton Michaelsen apresentou projeto de Lei que concede homenagem às Igrejas Evangélicas Luteranas de Gramado, através da entrega do Troféu ‘Cidade Jardim das Hortênsias’, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Gramado.

Câmara irá homenagear as Igrejas Evangélicas Luteranas de Gramado

 

O vereador Everton Michaelsen (PMDB) apresentou projeto de Lei que concede homenagem às Igrejas Evangélicas Luteranas de Gramado, através da entrega do Troféu ‘Cidade Jardim das Hortênsias’, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Gramado há mais de 100 anos. A proposta foi analisada na noite de ontem (25) e aprovada por unanimidade.

A honraria a ser entregue em Sessão Solene a ser realizada junto ao Teatro Elisabeth Rosenfeld, no dia 31 de Outubro de 2017, busca também homenagear as duas Igrejas pelos aos 500 anos da Reforma Luterana.

 

Histórico sobre a Reforma e as Igrejas

No dia 31 de outubro de 1517, o monge alemão Martim Lutero pregou na porta da Igreja da cidade de Wittenberg um manifesto com 95 teses, questionando diversos aspectos da prática religiosa da Igreja Católica Romana, em especial a venda de indulgências, que eram cartas que concediam o perdão de pecados. Este ato de ousadia de Martim Lutero marca o início do Movimento da Reforma Protestante.

Martim Lutero era um sacerdote católico e não tinha como objetivo formar uma nova Igreja, mas acreditava ser possível corrigir diversos aspectos da prática eclesiástica. Os questionamentos e as propostas tinham como fundamento a interpretação da Bíblia. Seus esforços para chamar a atenção de desvios e abusos de autoridade não encontraram eco junto às principais lideranças eclesiásticas e o levaram à excomunhão, mas isto não impediu a continuidade do movimento da Reforma que acabou dividindo a Igreja Católica, dando origem à Igreja Evangélica Luterana e a outras igrejas protestantes.

Martim Lutero foi um protagonista no Movimento da Reforma e se transformou numa referência histórica para todos os que buscam a liberdade e sabem lutar e sofrer por ela. Martim Lutero defrontou-se com grandes processos de mudança, onde o poder era disputado pelos príncipes e a rebelião movia os camponeses. Naquele momento histórico, ele apresentou-se como uma testemunha do espírito evangélico, reivindicando com coragem reformas na Igreja e na sociedade. O filosofo alemão Hegel considera a reforma Luterana uma revolução fundamental porque, “com Lutero, começa a liberdade de espírito”, liberdade que “não apenas se reconhece, mas é sumamente exigida”.

A Reforma foi um fenômeno religioso, mas não somente, pois transformou diversos aspectos da vida em sociedade. Uma das áreas sociais em que a Reforma teve uma forte influência foi na educação, incentivando a escolarização popular. Martim Lutero com suas propostas modificou o currículo escolar, o método de ensino e professores. Ele quis possibilitar um acesso público e universal à educação, incluindo os pobres e as meninas, que até então eram excluídas. Em uma de suas frases emblemáticas Lutero se dirige aos príncipes: “Para cada florim investido na guerra, cem deveriam ser investidos na educação”.

Martim Lutero defendeu a ideia de que as cidades seriam prósperas e justas na medida em que seus habitantes tivessem acesso ao conhecimento. Por isso, a educação tornou-se uma prioridade. Ela levaria à formação de cidadãos cultos, que compreenderiam a Bíblia. A compreensão da Bíblia era garantia de liberdade e alimentava a fé. As pessoas viveriam em liberdade, autonomia, responsabilidade, encontrando na Bíblia senso ético e de justiça para transformar o mundo em um lugar melhor.

Em Gramado, a presença Luterana está registrada deste de 1902, quando foram celebrados os primeiros batismos na localidade de Serra Grande. Hoje temos no nosso município cerca de 12 comunidades evangélicas luteranas, espalhadas na cidade e no interior, que estão filiadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil ou à Igreja Evangélica Luterana do Brasil, congregando mais de 4 mil pessoas. No passado também houve diversas escolas comunitárias vinculadas às igrejas, muitas das quais funcionando nos templos das comunidades. Com a organização da rede pública de ensino, estas escolas foram sendo desativadas. Os Evangélicos Luteranos tiveram e continuam tendo participação ativa na formação e organização no município e na cidade de Gramado.

Hoje, no Brasil, os Evangélicos Luteranos somam cerca de 1 milhão de pessoas. No mundo, a Igreja Luterana está presente em diversos países reunindo mais 70 milhões de fieis.

No dia 31 de outubro de 2017, o Movimento da Reforma estará comemorando 500 anos. Durante estes cinco séculos, o Movimento da Reforma tomou proporções eclesiásticas e políticas, influenciando a organização da sociedade e dos acontecimentos históricos. Diversos valores que cultivamos atualmente têm as suas raízes neste Movimento: a liberdade de expressão, de crença, de associação e até a separação entre religião e governo. A caminhada histórica do Movimento da Reforma influenciou e continua influenciando a nossa sociedade nos seus valores e na sua organização, o que nos leva a solicitar que os 500 anos da Reforma sejam lembrados e comemorados numa sessão solene na Câmara de Vereadores. É justo que esta Casa Legislativa preste homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante, fato de suma importância, reconhecendo seu trabalho e sua contribuição para o desenvolvimento religioso, histórico e educacional no mundo, no Brasil e em Gramado.

Data de publicação: 26/09/2017

Compartilhe!