Através de pedido à Prefeitura a vereadora Manu Caliari (PRB) busca saber se o Município de Gramado aderiu ao Plano de Metas do Compromisso Todos pela Educação. A solicitação foi aprovada na noite de segunda-feira, dia 04, por unanimidade.

Manu quer saber se Gramado aderiu ao Plano de Metas do Compromisso Todos pela Educação

“O pedido justifica-se uma vez que o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública”, disse.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no IDEB dos últimos anos (2005, 2007 e 2009).

Desde o dia 1º de setembro está disponível a opção para iniciar a estruturação dos planos de trabalho no SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle), quando os prefeitos poderão apresentar novos projetos ao MEC, com a solicitação de novos pleitos, como equipamentos, ônibus, quadras, creches e escolas. Para se habilitar à elaboração do plano de trabalho, os entes federados deverão ter concluído a etapa diagnóstica e não possuir pendências em pactuações anteriores.

“Caso o Município não esteja cadastrado, sugiro que seja feito urgente esse cadastramento para que a comunidade possa usufruir dos benefícios deste importante programa do Governo Federal”, completou Manu.

Data de publicação: 05/09/2017