Os vereadores aprovaram na sessão do dia 29 de maio, o projeto de Decreto Legislativo, apresentado pela mesa diretiva, que institui a Semana Legislativa de apoio a Família, a ser comemorada, anualmente, na primeira quinzena do mês de junho.

Câmara institui a Semana Legislativa de apoio a Família

Os vereadores aprovaram de forma unânime, na sessão do dia 29 de maio, o projeto de Decreto Legislativo, apresentado pela mesa diretiva, que institui a Semana Legislativa de apoio a Família, a ser comemorada, anualmente, na primeira quinzena do mês de junho.

A criação da Semana tem por objetivo proporcionar um momento de reflexão sobre a qualidade dos relacionamentos familiares, de conhecimento, aplicação e acompanhamento da implantação de políticas familiares que atentem para a formação das famílias e à vida humana, em todos os estágios, sobretudo junto às crianças, adolescentes, jovens, pais, mães e idosos. Para comemorar a data o Legislativo poderá organizar eventos especiais, envolvendo toda a rede escolar das unidades de ensino da municipalidade. Ainda, poderá associar-se à rede pública estadual, rede particular de ensino de todos os níveis, à sociedade civil organizada, bem como a outros segmentos comunitários a fim de conscientizar sobre a importância da família para o comportamento da sociedade. Com este intuito a Câmara terá como viés a possibilidade de promover estudos, seminários, workshops, palestras e demais eventos que promovam e valorizem a família.

A ideia da criação da data surgiu por parte da vereadora Manu Caliari e foi aceita de pronto pelos demais membros da Mesa Diretiva da Casa. “Considerando que a família é tida como a mais importante célula de todos os grupos sociais e a principal responsável pela formação da consciência cidadã, pois é através dela que as pessoas aprendem a viver em sociedade e tem suas entidades sociais formadas, servindo assim de base para o processo de socialização. Bem como pelo papel fundamental da família é uma realidade que não se restringe à sociedade brasileira, por estar contida na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ainda destaca-se que a família é reconhecida como um dos mais antigos provedores de cuidados (bem-estar) e, assim, tem sido valorizada mundialmente no âmbito da sua importância no contexto da vida social e é um dos atores da proteção social vive, hoje, um grande paradoxo, pois encontra-se num contexto socioeconômico que  lhe traz  vulnerabilidade  e  ao mesmo tempo lhe transfere encargos entendemos importantíssimo a criação dessa Semana”, destacou Manu.

“Em suma a Semana Legislativa de apoio a Família busca realçar o papel da família, apontando sua importância e seu papel na orientação do indivíduo na sociedade. de grande importância o resgate de valores familiares através da promoção de estudos, seminários, workshops, palestras e demais eventos que promovam e valorizem a família. Assim como realçar o dever das instituições em zelar pela família e pela promoção do seu fortalecimento, destacar o seu papel na construção da sociedade e promover a reflexão, a discussão acerca do seu conceito na sociedade atual e seus problemas econômicos, sociais, culturais, éticos e morais”, ressaltaram os demais membros da Mesa, vereadores Everton Michaelsen, Luia Barbacovi e Rosi Ecker Schmitt.

Data de publicação: 01/06/2017