A vereadora Manu Caliari (PRB) apresentou projeto onde institui no município de Gramado como Dia Municipal dos Profissionais de Enfermagem, 12 de maio, em homenagem à data de nascimento de Florence Nightingale.

Manu cria em Gramado data para os Profissionais de Enfermagem

A vereadora Manu Caliari (PRB) apresentou projeto onde institui no município de Gramado como Dia Municipal dos Profissionais de Enfermagem, 12 de maio, em homenagem à data de nascimento de Florence Nightingale, a pioneira da enfermagem moderna nascida na data, no ano de 1820. O projeto foi aprovado na noite de segunda-feira, dia 08, na sessão descentralizada.

“O intuito com esse projeto é que o Município, através de suas Secretarias, promova Fóruns e debates concernentes a questões relacionadas aos servidores da área da enfermagem”, explicou Manu. Ela ressaltou a importância desses profissionais. “Todos nós em algum momento da vida necessitamos do atendimento de um enfermeiro ou técnico de enfermagem, que demonstram uma dedicação muito grande, tendo o contato direto com os pacientes, cuidando do corpo, da mente e até da família dos doentes. Por ser o trabalho dos profissionais da área de enfermagem imprescindível para os cuidados com a saúde e a recuperação dos enfermos, devemos reconhecer, homenagear e estimular a valorização desta classe de profissionais”, enfatizou.

A data lembra e homenageia o nascimento da britânica Florence Nightingale uma pioneira da enfermagem moderna, que nasceu em 12 de maio de 1820.  Nightingale foi uma jovem que se rebelou contra o papel submisso que as mulheres exerciam na sociedade de sua época, destinadas ao casamento e à maternidade. Por isso, ela se tornou enfermeira (profissão normalmente exercida por freiras). Ela se destacou por organizar e chefiar uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias que partiram para o front da Guerra da Crimeia (1853-1856) onde tratavam dos soldados feridos. Depois, na volta a seu país natal, também desenvolveu grandes esforços para melhorar as condições de tratamentos médicos dados a pobres e indigentes. Além disso, foi ela quem lutou para dar à atividade um caráter profissional, fundando a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, que depois receberia seu nome.

Lá foram lançadas as bases do ensino de enfermagem e de lá saíram as primeiras enfermeiras diplomadas. No Brasil, entre 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, que relembra outra mulher que se dedicou à mesma profissão, pioneiramente, em nossa terra: a baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri).

Data de publicação: 10/05/2017