O Executivo Municipal receberá nos próximos dias solicitação para que se tomem providências necessárias para tornar o trâmite de expedição das guias de ITBI mais ágil em Gramado.

“Justifica-se este pedido em razão das diversas reclamações realizadas pela comunidade, em sua maioria pelos Corretores de Imóveis, no sentido de que o trâmite para expedição das guias de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) neste Município é muitíssimo demorado, levando-se em consideração os demais Municípios da região, onde o referido trâmite é consideravelmente mais rápido. Sabe-se, que a compra e venda de imóveis é mercado fortíssimo do Município, uma vez que Gramado, além de ser uma cidade procurada por pessoas dos mais variados Estados e Países, possui imóveis de alto padrão, que se valorizam com o passar do tempo e que tornam o mercado imobiliário cada vez mais forte e competitivo.

Nesse sentido, uma vez sendo devagar o trâmite de expedição das guias para pagamento desse imposto, muitos Corretores acabam perdendo suas negociações, na medida em que os compradores, no decorrer dessa demora, acabam desistindo de adquirir os imóveis. Com base nisso, tendo em vista que o ITBI trata-se de imposto recolhido em favor do Município, o procedimento para a expedição das guias para seu pagamento deve ser mais ágil, beneficiando as pessoas que trabalham no ramo, bem como recolhendo com mais agilidade altos valores aos cofres do Município”, explicou o autor da proposta, vereador Renan Sartori.

Data de publicação: 15/09/2020

Créditos: Lucinéia Menezes