Com o intuito de comemorar e homenagear o Serviço Social do Comércio - SESC Gramado/RS pelos seus 15 anos de atividades na cidade, foi proposta moção de aplausos a entidade.

SESC Gramado receberá moção de aplausos

 

Com o  intuito de comemorar e homenagear o Serviço Social do Comércio  - SESC Gramado/RS pelos seus 15 anos de atividades na cidade, foi proposta moção de aplausos a entidade. A proposta foi aprovada, de forma unânime na sessão de hoje (02).

A entrega da honraria se dará no dia 16 de março, durante sessão ordinária da Câmara Municipal. A proposta é de autoria do vereador Renan Sartori (MDB).

Histórico

O Sesc está presente na vida da cidade de Gramado desde 18 de novembro de 2005. Criado pela Confederação Nacional do Comércio – CNC, nos termos do Decreto-Lei nº 9853, de 13 de setembro de 1946, o Serviço Social do Comércio – Sesc é uma entidade de caráter privado, mantida e administrada pelos empresários do Comércio. O Sesc é financiado com uma contribuição compulsória de 1,5% sobre o valor da folha de pagamento das empresas vinculadas às entidades sindicais integrantes da Confederação Nacional do Comércio.

Trata-se de uma entidade que tem como missão promover ações para o bem-estar social dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da sociedade nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer. No Rio Grande do Sul são 70 unidades operacionais que atendem 100% dos municípios gaúchos (nossas 497 cidades).

Foi com este intuito, que são 15 anos que o Sesc RS fincou raízes em Gramado, atraindo todos os comerciários do país. De lá para cá, foram recebidas em sua unidade hoteleira mais de 800 mil pessoas dos mais diversos locais do país, com o diferencial do oferecimento da pensão completa (café da manhã, almoço e janta). Entretanto, vale ressaltar que a presença do Sesc Gramado vai muito além do turismo social. A unidade situada na Avenida das Hortênsias, 4150, realiza diversos projetos voltados para a comunidade nas áreas de esporte, saúde e  cultura.

O projeto Sorrindo para o Futuro, realizado em parceria com as prefeituras municipais desde 2003, é pioneiro no Brasil e tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma,  estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde. Em constante inovação, o projeto vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar. Em Gramado, ele ocorre desde 2003 e já atendeu mais de 27 mil alunos da rede pública de ensino.

Na área cultural, possui os projetos Teatro a Mil, que desde 2013 já oportunizou que mais de 6 mil estudantes da rede de ensino pública (estadual e municipal) tivessem acesso às artes cênicas (teatro e circo). Já o Cine Sesc ocorre desde 2010 e promove a exibição de filmes com uma programação diversificada a todos os públicos, contribuindo com a formação de plateias e a aproximação com a linguagem do audiovisual. O Sesc Música, que busca o incentivo e difusão da produção musical nacional, leva ao público diversas manifestações artístico-culturais, formando e aprimoramento a circulação de projetos artísticos e apoiando à preservação do patrimônio musical brasileiro. Neste contexto também tem as artes visuais onde o hotel já recebeu diversas exposições ao longo deste anos.

Já no esporte, realizou importantes projetos como o Dia do Desafio, maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas. O DDD (como é conhecido) é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. Em 2020 chega à sua 26ª edição. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. Gramado realiza o evento desde 2013 com uma média anual de 20 mil participantes.

Outro importante projeto esportivo é o Circuito Sesc de Corridas, evento já consagrado por atletas e amantes das corridas e maratonas que também contempla Gramado desde 2013 com uma média de 750 participantes/ano. A prova ocorre sempre num domingo e é dividida nas categorias infantil (de 10 a 15 anos), com distâncias de 1km e 2km, e adulto (a partir dos 16 anos), com percursos de 3km, 5km e 10km.

Vale lembrar também, que desde o início de 2019 o hotel passou a contar com um estúdio de pilates devidamente equipado, climatizado e com profissional capacitado para atender os comerciários e a comunidade em geral.

Na área social e da saúde, o Sesc Gramado possui o grupo de Maturidade Ativa (criado em 2003 pelo Sesc RS) que tem como objetivo oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões: exercício da cidadania e participação social para homens e mulheres acima de 50 anos. No programa, os participantes reúnem-se para conviver, se divertir, confraternizar, aprender, desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Atualmente mais de 100 idosos participam das atividades desenvolvidas sejam elas aulas de dança, câmbio, oficinas e passeios. Em 2020 o projeto completará também 15 anos em Gramado.

O Sesc Gramado também contribui para a geração de empregos, tendo mais de 80 funcionários que operam nos três turnos do hotel. Neste contexto são contemplados profissionais que vieram de outros países como haitianos, congoleses e senegaleses tendo o Sesc Gramado reforçado o pilar do respeito à diversidade.

Todo esse trabalho gera também reconhecimento. O Sesc RS está desde 2015 no ranking  das trintas melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work Brasil (GPTW). Já o hotel Sesc Gramado tem recebido anualmente a certificação de excelência em hospedagem pelo Tripadvisor.

Uma empresa que tem em seu propósito “cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes” e que além disso, realiza com eficácia um trabalho tão valoroso para nossa comunidade é digna de reconhecimento pela casa legislativa gramadense.

Data de publicação: 02/03/2020

Compartilhe!