Egídio Michaelsen recebe homenagem da Câmara Municipal

O ex-vereador e músico Egídio Michaelsen será agraciado pela Câmara Municipal com Moção de Aplausos em reconhecimento à importância dos serviços prestados no Município. A entrega da homenagem, proposta por todos os Vereadores, será na Sessão Ordinária a ser realizada no dia 11 de junho de 2018.

Histórico

Ivo Egídio Michaelsen nasceu no dia 04 de janeiro de 1938, na Serra Grande, em Gramado. Filho de Edmundo e Claudina Michaelsen é casado com Leony Sperb Michaelsen e pai de cinco filhos: Vânia, Victor, Everton, Hector e Patrícia.

Aos 15 anos seu pai lhe comprou um acordeon, com 48 baixos, este foi o início de sua carreira Começou a tocar aos 16 anos com uma banda de Santa Maria do Herval, a pedido do maestro Reinaldo Jung. No fim do ano de 1958, após ter cumprido seu compromisso com o exército Brasileiro, começou a tocar com a Banda União, de Igrejinha. E em 1961 iniciou a sua passagem pela banda Tamoyo, de Novo Hamburgo. Egídio tinha boa prática, um bom ouvido, mas na teoria deixava a desejar. Para melhorar isso comprou livros de teoria musical. Gostou muito e se aprofundou bastante e assim passou a entender cada vez melhor a mais bela arte que é a música.

Começou a compor melodias em 1965, para surpresa geral de seus colegas que ficaram muito admirados pelo talento e competência.

As partituras de seus dobrados, valsas, marchas, maxixes, etc. Foram solicitadas por mais de 20 Bandas do Sul do Brasil. Mais de 60 músicas foram gravadas pelas melhores Bandas da época: Flor da Serra, Tricolor, América, Chopão, La Montanara, e ainda hoje são sucesso e tocadas em diversas emissoras.

Em agosto de 1977 foi aprovada a lei que cria a Banda Municipal em Gramado. E a pedido do prefeito municipal, Nelson Dinnebier e do Secretário de Educação e Cultura, professor Pedro Gomes da Silveira, Egídio selecionou, organizou e ensaiou a banda para o Desfile do dia 07 de setembro, com músicos gramadenses de municípios vizinhos.

Apenas dois ensaios foram o suficiente para a Banda se apresentar na Avenida Borges de Medeiros, para a alegria e surpresa de todos que assistiram o Desfile. Esta formação durou basicamente até 1984. Em 1985 a reforma foi total. Começou-se um trabalho com jovens de 11, 12 e 13 anos de ambos os sexos, com a aprovação do prefeito Pedro Henrique Bertolucci. A ideia era se formar ou preparar uma Banda 100% Gramadense, e isto se tornou realidade.

Este trabalho foi até 1998 onde passaram pelo grupo mais de 120 jovens selecionados. Hoje, desses, mais de uma dezena atuam como músicos profissionais, professores ou regentes.

Egídio foi também cinco vezes Vereador, sendo eleito em 1982 e assumindo pela primeira vez em 1983, depois tomou posse também nas legislaturas de 1989 – 1992 – 1993 – 1996 e 1997 – 2000 e 2001 – 2004. Durante toda sua trajetória no Legislativo Gramadense atuou fortemente sempre ocupando funções importantes na Câmara e auxiliando significativamente para o progresso de Gramado. Ele foi líder de bancada, líder de governo, membro das Comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento e Finanças, bem como de outras temporárias que aconteceram durante esses 21 anos. Egídio também foi eleito Secretário da Mesa Diretora, Vice-Presidente do Legislativo e Presidente, de forma unânime. Ele presidiu a Câmara de Gramado e 2004, último ano de vida pública.

Data de publicação: 29/05/2018