Vereadores participam de reunião na Escola Nossa Senhora de Fátima

Na noite de quarta-feira (21), os vereadores Manu Caliari (PRB), Professor Daniel (PT), Renan Sartori (MDB) e Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) participaram de uma reunião na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. O encontro reuniu pais, professores, servidores, diretores da Escola sede, bem como da Escola Infantil Raio de Sol, bem como a comunidade do bairro.  Na pauta a alteração da sede da Escola Infantil que passaria a estar agregada a Escola Fundamental.

Com o auditório da Escola lotado iniciaram os debates sobre essa transferência planejada pela Secretaria Municipal de Educação. Para tanto a secretária Gilça Silva e alguns servidores da pasta fizeram-se presentes a Escola. Gilça tentou explicar os motivos que levaram a Secretária a pensar na alteração de sede, porém foi interrompida por inúmeras vezes pela comunidade que não aceitava tal troca.

O intuito da Secretaria era transferir os cerca de 70 alunos que estudam na Educação Infantil para a Escola de Ensino Fundamental utilizando salas do prédio. Conforme destacado por Gilça a Escola Infantil necessita de melhorias urgentes e a Escola Fundamental poderia abrir até quatro turmas em salas que não estariam sendo utilizadas em tempo integral.

No encontro, no entanto, verificou-se que as salas estão sendo utilizadas, pois a Escola dispõe de 13 salas e 11 são para turmas. Além disso, as outras são utilizadas para projetos da Escola Fundamental. Ainda, os Pais demonstraram o descontentamento com a proposta, pois a mesma não foi discutida antes de se anunciar a transferência, bem como pelo fato de que eles entendem que não se pode prejudicar uma Escola em detrimento de outra, e que uma situação nova deveria ser pensada.

Em resumo os ânimos ficaram bem alterados até que, após pronunciamentos dos Vereadores e do vice-prefeito, Evandro Moschem, solicitando que a Secretaria ouvisse a comunidade e não fizesse tão ação, o pedido dos presentes foi atendido por Gilça.

Desta forma a Escola Nossa Senhora de Fátima permanece em suas instalações conforme sempre foi, até porque diversas melhorias feitas no local foram conquistas da comunidade, CPM, e a Escola Raio de Sol no prédio onde está que deverá passar por melhorias. Para que as melhorias sejam realizadas e haja uma solução para os alunos de educação infantil, uma Comissão será formada por pais, servidores, professores, direção, legislativo e executivo. O intuito do grupo e reunir-se o mais breve possível para que sejam elencadas as prioridades e as ações de benfeitoria no local aconteçam logo.

Professor Daniel – “Precisamos ouvir a comunidade. Está claro que há uma grande rejeição da vinda da Raio de Sol para a Escola Nossa Senhora de Fátima. Temos que entender também que a Escola Infantil não pode ficar da forma como esta. Diante disso acredito que seja a hora da Secretaria de Educação recuar e que devemos pensar em uma nova estratégia. Sugiro a criação de uma Comissão com os envolvidos para elencarmos prioridades para o início das melhorias na Raio de Sol”, disse.

Manu Caliari – “A comunidade tem o nosso apoio. Apesar de saber que a Secretaria tinha boa intenção verificamos que a mesma não foi aceita pela comunidade. Temos que respeitar o que a comunidade esta falando. Então, contem conosco, estamos aqui para apoiar vocês no que for necessário no que tange a alterações de leis, ou outra ação que compreenda as atribuições dos Vereadores”, disse.

Rosi Ecker Schmitt – “Acredito que o que faltou foi uma conversa com os envolvidos antes do anúncio desta possível alteração. Caso isso tivesse ocorrido hoje estaríamos caminhando para uma solução com a qual a comunidade escolar das duas Escolas concordem. Então o caminho agora é repensar a estratégia e juntos construir uma solução benéfica a todos. Estamos com vocês comunidade da Vila do Sol”, disse.

Renan Sartori – “Gostaria de salientar que nos sensibilizamos com os anseios da comunidade. Acreditamos nas boas intenções da Secretaria, mas ao ver essa manifestação nos cabe a humildade e o compreendimento de que é melhor repensar essa troca. Vamos corrigir o erro, reavaliar, enfim construir algo melhor para a administração e a comunidade”, disse.

A Secretária finalizou pedindo então para que a comunidade forme a Comissão e informou que desta forma então não dará andamento a essa transferência.

Data de publicação: 23/02/2018