Foi aprovada, por unanimidade, na sessão ordinária de hoje (20), a Moção de Aplausos pela passagem dos 10 anos de atuação do Educavídeo, no Município de Gramado.

Educavídeo será homenageado pelos 10 anos

A data de entrega da honraria está agendada para o dia 23 de novembro, dentro da Sessão Ordinária. A proposta é de autoria do vereador Professor Daniel (PT).

Histórico

As atividades do Educavídeo tiveram início em 2011, no final de novembro. A proposta teve origem com um grupo de 23 alunos, com idades entre 13 e 15 anos, de quatro escolas da Rede Municipal de Gramado, orientados pela professora Denise Foss, que na época era coordenadora do programa Cultura na Escola, da Secretaria Municipal de Educação. Naquele mesmo ano, esse grupo participou do projeto “Claro Curtas”, que incentivava a produção de curtas-metragens no âmbito escolar e pedagógico. A proposta entusiasmou o grupo e no ano seguinte, o Educavídeo se tornou um projeto institucionalizado pela Secretaria Municipal de Educação.

A partir de 2012 o Educavídeo estruturou-se e deu início às produções de curtas metragens. As atividades eram realizadas por meio de núcleos nas escolas: Dr. Carlos Nelz- CAIC, Presidente Vargas, Maximiliano Hahn e Mosés Bezzi. As filmagens eram feitas com celulares e não havia equipamentos de áudio e nem de iluminação. Mesmo com as dificuldades, naquele ano, o Educavídeo integrou a programação paralela do Festival de Cinema de Gramado.

Em 2013, o Educavídeo passou a ter uma noite exclusiva para a exibição de seus curtas-metragens, no entanto, ainda fazia parte da programação paralela do Festival de Cinema, que ocorria no Teatro Elisabeth Rosenfeld. Neste ano também, a inciativa Cinema nos Bairros, que exibe longas-metragens, nas comunidades durante o Festival de Cinema passou a ser organizado pelo Educavídeo, e assim, os vídeos produzidos pelos adolescentes passaram a ser reproduzidos no Bairros da cidade. Além disso, o ano de 2013 foi marcado pelos primeiros prêmios recebidos pelas produções em festivais de vídeo estudantil.

No ano de 2014 o educavídeo expandiu-se, criando uma turma diferente, o “Avançado”, que reuniu alunos de escolas diferentes. O avançado passou a ser formado por alunos que já frequentavam o projeto em anos anteriores, sendo realizado na ExpoGramado. Neste ano, o Educavídeo passou a fazer parte da programação oficial do Festival de Cinema, e ganhou um incentivo às produções: a primeira câmera fotográfica profissional. No final de 2014, a Gramadotur, anunciou uma parceria com a Secretaria de Educação para ampliar as atividades do Educavídeo a partir de 2015.

Através dessa parceria com a Gramadotur, o espaço para as aulas foi transferido para a ExpoGramado, além disso, a autarquia disponibilizou recursos, por meio do Festival de Cinema, para a contratação de profissionais de cinema para a realização das oficinas e acompanhamento das filmagens e edição de filmes. Em 2015, seis curta-metragens do Educavídeo foram selecionados e exibidos no 9° Curta Cabo Frio, no Rio de Janeiro, sendo estes: O Tabuleiro, Canções de uma Sonhadora, Cindy Pop, Revelações de Família, Troféu: A enrascada e Quem é o lobo.

Em 2016 o Educavídeo passou a ser um programa, instituído por um decreto em julho daquele ano. Esse decreto garantiu a continuidade das ações educativas, bem como, bases para a transformação do Educavídeo em uma Escola de Cinema, ampliando as possibilidades de atuação, inclusive com a instituição de cursos em nível técnico profissionalizante.

A transformação do Educavídeo em programa ampliou os horizontes de atuação. Sendo assim, buscou o município um convênio com o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Audiovisual e através desse convênio o educavídeo recebeu R$ 560.000,00 em equipamentos para a produção de filmes com alta qualidade, com câmeras fotográficas, lentes, iluminação, ilha de edição, programas de edição, um estúdio de som, entre outros materiais.

Em 2017, o educavídeo se destacou pelas produções, os alunos da turma do Avançado assumiram dois desafios importantes e que se transformaram em marcos para o programa. O filme “Para sempre você” foi o primeiro média-metragem do Educavídeo, com 24minutos, a produção é também uma obra histórica, pois o enredo se passou no final dos anos de 1960 até o início de 1980, no Brasil.

Em 2018, as atividades seguiram semelhantes, com um incremento na participação de festivais e da produção científica. Nesse ano se deu início também a série documental “Gramado: 100 anos de turismo”.

Em 2019, foram 8 produções concluídas, sendo cinco curtas e três episódios da série documental sobre o centenário do turismo em Gramado. Nesse ano também, o educavídeo contou pela primeira vez com um padrinho no Festival de cinema, sendo o Escolhido o ator e humorista Dedé Santana, dos Trapalhões.

Nestes 10 anos de atuação, o programa teve uma série de mudanças, mas a ideia continua a mesma do seu início: promover a cultura de cinema e incentivar a produção audiovisual entre os alunos da rede municipal de ensino. Até o final de 2019, o Educavídeo somava 98 títulos, 20 premiações em festivais estudantis e mais de 500 alunos participantes do projeto, muitos deles decidindo-se profissionalmente por áreas ligadas à comunicação e às artes.

What do you want to do ?
New mail