Walter Bertolucci nasceu em 13 de maio de 1921. Filho de Fioravante e Rosa Bertolucci casou-se com Edelvira de Castilhos com quem teve cinco filhos: Perciano, Maria do Carmo, Arlete, Fabiano e João Alfredo.

Largo da Prefeitura passa a chamar-se Walter Bertolucci

Os vereadores aprovaram, de forma unânime, na noite de ontem (05), o projeto de autoria do vereador Professor Daniel (PT) que denomina o Largo, localizado na Avenida das Hortênsias, em frente à Prefeitura Municipal de Gramado, de Largo Prefeito Walter Bertolucci.

Histórico

Em 1951, aos 30 anos, Walter era vereador por Taquara, cidade no qual Gramado era 5° Distrito e os gramadenses pleiteavam a sua emancipação. Após uma primeira tentativa frustrada, Walter liderou com sucesso a segunda comissão emancipacionista. Em 15 de dezembro de 1954, a Lei 2522 criava o Município de Gramado na gestão do governador Ernesto Dornelles.

Em fevereiro de 1955, foi eleito primeiro prefeito de Gramado pela coligação PTB/PRP. Tinha como vice Leopoldo Rosenfeldt. Durante sua gestão como prefeito, Walter teve grande apoio de Leonel Brizola, governador do Estado. Em função da amizade com Brizola, conseguiu maquinários para construção de ruas. O parque rodoviário foi iniciado e a usina de asfaltamento foi implantada por ele. Também buscou apoio para instalação de indústrias e agências bancárias. Criou o primeiro Código de Posturas, que deu origem ao Plano Diretor, implantou a primeira rede elétrica rural e incentivou a vinda de técnicos calçadistas para a cidade, embrião da Ortopé e Bambi. O ensino também sempre foi prioridade para Walter Bertolucci. Na área educacional, trouxe 20 Brizoletas para a cidade.

Apesar de todos os esforços em favor de Gramado, a cidade tinha carências e então o prefeito buscou capitalizar nas belezas naturais uma oportunidade de desenvolvimento. Com maestria, Walter enxergou nas flores uma oportunidade e foi conversar com Oscar Knorr. Em 1958 nascia a Festa das Hortênsias, inspirada nas flores que pintavam de azul o belo Parque Knorr. Assim começava a história do turismo em Gramado, que passou a contribuir de forma expressiva para o desenvolvimento econômico da cidade.

O primeiro mandato de Walter Bertolucci terminou em 1959. Em 1960, Walter foi encarregado do assentamento da primeira reforma agrária do Rio Grande do Sul em terras do governador Leonel Brizola. Em 1962, foi eleito deputado estadual. Em 1968, foi reeleito prefeito de Gramado, mas após 90 dias teve seu de mandato cassado pela Ditadura Militar.

Depois do golpe, Walter deixou a vida pública de lado e passou a focar nos negócios da família. Em 1982, com a oposição dividida, concorre a prefeito novamente, pelo PDT. No entanto, acaba perdendo as eleições. Em 2008, Walter Bertolucci vem a falecer aos 87 anos.

Data de publicação: 06/11/2018