Os vereadores da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Dr. Ubiratã, Professor Daniel e Renan Sartori estiveram reunidos na tarde de ontem (27), com o presidente do COMDICA – Guilherme Cavichioni e com a vice-presidente, Letícia Orrijo da Silva.

Comissão de Direitos Humanos reúne-se com COMDICA

 

Os vereadores da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Dr. Ubiratã (PP), Professor Daniel (PT) e Renan Sartori (PMDB) estiveram reunidos na tarde de ontem (27), com o presidente do COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Guilherme Cavichioni e com a vice-presidente, Letícia Orrijo da Silva com o intuito de aproximar as relações entre a Câmara de Vereadores e o Conselho.

Guilherme apresentou os membros que compõe o Conselho bem como os projetos a serem implementados na atual gestão. Referiu a parceria com a Secretaria de Habitação e Assistência Social e com o Conselho Tutelar, porém ressaltou que o COMDICA é um órgão independente. Ele é formado por 12 membros titulares e 12 suplentes, sendo desses 6 governamentais e 6 não governamentais. As reuniões ocorrem sempre às terceiras quintas-feiras do mês e são abertas para à população. O COMDICA é um órgão deliberativo e consultivo.

O Presidente fez referência que assumiu o Conselho em setembro de 2016 e que este estava inativo por questões de ordem legal, inclusive com demanda atrasada. Recursos a serem repassados ao PAMA, Santíssima Trindade e a APAE, já aprovados, estavam parados na conta devido a essa desativação do COMDICA. Ele citou que a primeira ação do grupo foi normatizar essa questão e iniciar estudo para formatar o Regimento Interno e criaram comissões internas para dar vazão as demandas que chegam ao Conselho.

Referente às verbas, os Vereadores foram informados que o Conselho recebe verbas dos Governos Federal, Estadual e Municipal,  porém a maior arrecadação é advinda de impostos de renda de pessoas físicas e jurídicas, e que para ampliar essa questão estão analisando alguma campanha. Foi ressaltado que existem sistemas que garantem ao doador a seriedade desse repasse e a efetivação dessa informação junto a Receita Federal.

Eles ainda informaram que uma das atribuições desta gestão será a elaboração do Plano Decenal do Direito da Criança e do Adolescente, projeto este que será formulado em parceria com diversas Secretarias. “Será desenvolvido um diagnóstico municipal sobre as reais necessidades das crianças e dos adolescentes de Gramado”, disse a assistente social, Letícia, encarregada de formular questionário direcionado às crianças.

Em breve o Presidente do COMDICA irá reunir-se com o Conselho Tutelar para tratar de planos no intuito de que através das informações repassadas pelo Conselho Tutelar, possam realizar diagnóstico, estabelecer metas e criar políticas públicas na área da criança e do adolesceste, inclusive, para o aporte financeiro às entidades cadastradas e com projetos aprovados junto ao órgão.

Membros COMDICA:

Entidade

Nome

 

Secr. Educação

Jurema Benetti Wiltgen Cicarolli

Titular

Secr. Educação

Regina Inês Berwanger

Suplente

Secr. Cultura

Maria Helena Drechler

Titular

Secr. Cultura

Paulo Roberto Vargas Pontes

Suplente

Secr. Saúde

Luana Pimmel

Titular

Secr. Saúde

Ana Camila Bazzan

Suplente

Secr. Assist. Social

Ana Paula Scheffler

Titular

Secr. Assist. Social

Gustavo dos Santos Domingues

Suplente

Secr. Assist. Social

Letícia Orrijo da Silva

Titular

Secr. Assist. Social

Camila Guimarães Dornelles

Suplente

Secr. Governança

Marroara Camargo Boeira

Titular

Secr. Governança

Patrícia Conte

Suplente

PAMA

Guilherme Zimmer Cavichioni

Titular

PAMA

Rosmari Regine Cardoso

Suplente

JIU JITSU

Roger Pierre Vidal

Titular

JIU JITSU

Edson Alves Ferreira

Suplente

Brilho do Sol

Cristina de Medeiros Huisman

Titular

Brilho do Sol

Tainara Polônia Wingert

Suplente

CIEE

Elirci Wieczorek

Titular

CIEE

Deibe Gottschalk Petzingerr

Suplente

Instituto Santíssima

Telmo Percheron

Titular

Instituto Santíssima

Germano Marcolino Blum

Suplente

APAE

Elaine Marisa Catuci Negri

Titular

APAE

Cristine Ody Parmegiani

Suplente

Data de publicação: 28/04/2017

Compartilhe!