Os vereadores estiveram na última segunda-feira (10) realizando mais algumas fiscalizações a locais públicos da cidade de Gramado. Os pontos listados nesse mês para visita foram a Pedreira e a Serraria e algumas praças do município.

Vereadores fiscalizam Pedreira, Serraria e Praças

Os vereadores estiveram na última segunda-feira (10) realizando mais algumas fiscalizações  a locais públicos da cidade de Gramado. Os pontos listados nesse mês para visita foram a Pedreira e a Serraria, ambas na Várzea Grande, e algumas praças do município, nesse contexto passaram pela Praça do Altos da Viação Férrea, Praça da Miss e Praça das Castanheiras.

Pedreira

Na pedreira os vereadores foram recebidos por Sérgio Schell, responsável pelo local, que os acompanhou em uma visita técnica mostrando todo o espaço. Foi explicado que há um projeto de recuperação da pedreira que precisa ser cumprido para que a FEPAM libere as detonações seguintes, sempre seguindo um projeto apresentado há alguns anos por geólogo. Ainda que para que ocorram as detonações é necessário de autorização prévia da FEPAM e do Exercito, esse último no que tange a liberação do transporte dos explosivos para a ação. Schell explicou que a pedreira recebe caminhões de pedras de toda a cidade e que vem gradativamente aumentando sua capacidade de fornecimento desde janeiro. Ele ainda salientou que o material feito ali, seja brita, pó, pedrisco ou rachão só sai da pedreira com autorização por escrito da Prefeitura. Ainda destacou a necessidade da troca do britador que é uma máquina antiga, de 1992/1993, por uma mais moderna. Atualmente trabalham no local oito pessoas.

Serraria

Na Serraria conversaram com os três funcionários que informaram que estão praticamente parados, pois estão sem o trator para poder ir para o mato recolher as madeiras para trabalho. Conforme relato o trator está estragado desde o início do ano e ainda não foi arrumado. Os Vereadores pediram como funciona a questão da liberação das madeiras para a comunidade e eles explicaram que somente são liberadas mediante entrega de documento por escrito, vindo da Secretaria do Meio Ambiente, responsável pelo setor. Os Vereadores pediram como funciona no caso de um munícipe querer doar a madeira de árvores cortada, com autorização do município. O retorno foi de que eles não podem receber. Nesse sentido os Vereadores entendem que deveria haver outro entendimento, pois se foi liberado pelo município tal madeira poderia ser utilizada em prol da cidade.

Praças

Os Vereadores também estiveram vistoriando as Praças do Altos da Viação Férrea e da Miss, na Várzea Grande e das Castanheiras, na Floresta. No Altos da Viação os vereadores constataram que a grama estava sendo cortada, porém que o campo precisa de melhorias e que o espaço cercado pode receber uma pracinha para as crianças. Na Praça da Miss verificaram que há necessidade de melhorias nos brinquedos e que o passeio público estava sendo revitalizado e na das Castanheiras que a Praça em geral está em boas condições necessitando de um cuidado no toldo, nos equipamentos de ginástica e na pracinha das crianças.

Data de publicação: 17/04/2017