Conselho Tutelar participa de reunião com Vereadores

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal formada pelos vereadores Dr. Ubiratã (PP), Professor Daniel (PT) e Renan Sartori (PMDB) recebeu na tarde de ontem (06) os conselheiros tutelares de Gramado, Gilberto Abreu, Margarida Berti, Mariangela Cardoso, Marilei Hahm e Oldair Buzetto com a finalidade de ouvir dos Conselheiros o trabalho desenvolvido por eles, bem como para saber quais as principais demandas do órgão..

Iniciaram enfatizando a importância de desmistificar a questão do modelo de Conselho Tutelar como polícia. “Nós atuamos como proteção quando há violação dos diretos das crianças e dos adolescentes. Nosso trabalho é solicitar serviços de apoio aos vulneráveis e encaminhá-los da melhor forma possível”, explicaram os Conselheiros.

Os cinco Conselheiros eleitos por voto direto da comunidade Gramadense agradeceram aos Vereadores pela oportunidade e pela abertura desse diálogo. “É a primeira vez que nos chamam aqui para nos ouvir, ver realmente o que estamos precisando e tentar entender o nosso trabalho”, disseram.

Reivindicações:

Entre as principais reivindicações dos Conselheiros estão:

• Revisão salarial;
  • Um prédio adequado com salas apropriadas, especialmente para que possam atender a casos sigilosos, com isolamento acústico e uma saída de emergência;
  • Profissionais para secretaria e limpeza;
  • Apoio jurídico, em alguns momentos, como audiências e redação de ofícios e documentos específicos;
  • Melhora no sinal de internet que está precário e não os oportuniza acesso a sistemas do Conselho;
  • Apoio para a realização de cursos de capacitação;
  • Apoio na divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente para esclarecer quais os direitos e deveres de cada um e qual o trabalho do Conselho Tutelar nesse sistema;
  • Interação mais próxima com o COMDICA.

Os vereadores comprometeram-se em tentar buscar junto ao Executivo e ao COMDICA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente soluções para essas demandas. Nesse sentido a Comissão irá agendar com o Presidente do COMDICA nas próximas semanas para tratar sobre o assunto.

Data de publicação: 07/04/2017