Na tarde de ontem (06), a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, estiveram reunidos com o secretário da fazenda, adjunto do planejamento e o secretário da Gramadotur.

Transporte Executivo, abordagem e panfletagem são temas de reunião

Na tarde de ontem (06), a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Cultura formada pelos vereadores Professor Daniel (PT), Renan Sartori (PMDB) e Rosi Ecker Schmitt (PP) estiveram reunidos com o secretário da Fazenda, Paulo Bisol, o secretário ajunto do Planejamento, Bernando Tomazelli, com o presidente da GramadoTur, Edson Néspolo, e com representantes de empresas de turismo para falar sobre transporte executivo, abordagem de turistas e panfletagem.

No encontro verificou-se a importância da regularização da questão do transporte de passageiros no município, projeto que tramitou na Câmara no final de 2016 e acabou por ser retirado, devido ao pouco tempo para tramitação, e que por solicitação dos presentes deve retornar ao Legislativo com alguns ajustes. “É importante regularizarmos essa situação para darmos segurança a quem faz uso desses meios, bem como para que possamos fiscalizar. É necessário apenas adequarmos o projeto que veio em 2016, com algumas observações e então dar prosseguimento para encaminhamento à votação”, destacaram os Vereadores. O Executivo concordou em analisar o texto de 2016 e estará estudando uma forma de enviar a proposição, com alterações pertinentes, para o Legislativo em breve.

Sobre a questão das abordagens e da panfletagem mostrou-se ser um ponto preocupante e que necessita de uma alteração na lei vigente. Bernardo Tomazelli salientou que a Secretaria de Planejamento já está estudando essa questão e os demais participantes da reunião frisaram a importância de penas mais severas para quem pratica tais irregularidades. Uma alteração a Lei Municipal também deverá ser protocolada pela Prefeitura, na Câmara, em breve.

Outro ponto falado, de forma mais pontual, nesse primeiro encontro, foi a questão dos guias de turismo e do cancelamento de liberações para construção de fracionados em Gramado. Essas demandas voltam à pauta em outros encontros.

Data de publicação: 07/04/2017