A Comissão Especial criada para analisar os Projetos 27 e 28/2019 do Executivo, que tratam da Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável de Mobilidade Urbana, e que institui de fato o Plano de Mobilidade Urbana, esteve reunida para deliberações

Comissão Especial recebe engenheiro e arquitetos

Na tarde de ontem (05), a Comissão Especial criada para analisar os Projetos 27 e 28/2019 do Executivo, que tratam da Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável de Mobilidade Urbana, e que institui de fato o Plano de Mobilidade Urbana, esteve reunida para deliberações.

Participaram da reunião ontem os vereadores Professor Daniel, Volnei da Saúde, e a vereadora Andreia Reck, além dos convidados Alemir Coletto (engenheiro), Derson Casagrande e Volnei Benetti (arquitetos).

No encontro Derson frisou os pontos importantes de um Projeto de Mobilidade Urbana onde prevê a redução de circulação de carros, incentiva o fluxo de ciclistas e protege a natureza, e diz também de que nada adianta ter um Projeto se não houver a execução deste por parte do Executivo.

Na opinião do arquiteto, a mobilidade urbana não é só desviar o fluxo do centro da cidade, deveria ser uma questão de disciplinar as pessoas, com medidas a serem adotadas como, escalonamento de horários tanto para os trabalhadores como para as escolas. Para finalizar, sua sugestão seria um sistema de ônibus específico para a rede escolar, e primeiro de tudo a execução de perimetral quantas forem necessárias e depois os demais serviços.

Coletto destacou ser autor das propostas viárias da cidade, onde este traçado viário está no Plano Diretor desde o ano de 2004. Gramado em sua topografia deverá planejar de imediato em todos sentidos possíveis os anéis viários na cidade.

Texto – Cida Benetti

Foto – Cida Benetti