Como reconhecimento a APAE de Gramado, que trabalha em prol do bem ao próximo e é fundamental em nossa história.

Aprovada Moção de Aplausos a APAE

 

A APAE Gramado – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais comemora 50 anos de atividades na cidade. No intuito de homenagear a entidade que tanto faz pela comunidade o vereador Volnei da Saúde (Progressistas) apresentou Moção de Aplausos. A proposta foi aprovada na sessão de ontem (25) e será entregue a APAE no dia 12 de agosto, durante sessão normal da Casa.

“Como reconhecimento a APAE de Gramado, que trabalha em prol do bem ao próximo e é fundamental em nossa história. É uma honra poder homenagear este grupo de pessoas competentes, que se doa sempre para trabalhar, melhorar e auxiliar na formação de cidadãos de bem”, disse.

Histórico

Fundada em 26 de julho de 1969 APAE Gramado há 50 anos prestando serviços às pessoas com Deficiência Intelectual e ou Múltiplas.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gramado é uma entidade beneficente de Assistência Social, sem fins lucrativos, e tem por objetivo atender pessoas com deficiência intelectual e múltipla através de um trabalho adequado às suas necessidades.

Tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio a família direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.

A APAE visa fazer com que o beneficiário e sua família reconheçam a sua importância na sociedade, e, ao mesmo tempo, a conscientização no reconhecimento da Pessoa com Deficiência dentro do contexto social e comunitário, auxiliando assim na construção de sua cidadania.

A APAE de Gramado tem em sua gestão uma diretoria composta por pais e amigos que voluntariamente administram e executam ações cumprindo o Estatuto Social Padrão das APAES.

Nestes 50 anos estiveram como presidentes da Instituição:

1969 – 1987 – Ivo Bezzi

1988 – 1990 – Mario da Silva

1991- 1997 – Jorge Cavallin

1996 –  Leudir Ecker Negri

1998 – 1999 – Irineu Dressel

2000 – 2002 – Isoldi Sofia Grans

2002 – 2004 – Irani Domingos Corrêa

2005 – 2007 – Ivoni Teresinha Schneider Adam

2008 – 2009 – Jorge Maldaner

2010 - 2013 - Marilei Caberlon Andreis

2014 – 2016 - Maristela Ferrari

Atualmente está como Presidente da APAE Gramado, gestão 2017/2019 a Sra. Irani Domingos Correa e como coordenadora da Instituição Cristine Parmegiani.    

A APAE Gramado atende 117 beneficiários de 0 a 70 anos com a atuação de uma equipe multidisciplinar composta por 15 profissionais. No decorrer dos anos a Instituição teve um aumento significativo de solicitação de avaliações, fazendo com que ocorresse um grande aumento do número de atendimentos terapêuticos. No ano de 2016 haviam 95 beneficiários matriculados, para o ano de 2019 atendendo a demanda por hora apresentada, haverá uma crescente nos atendimentos prevista para 130 beneficiários e suas famílias.

Na demanda de atendimentos estão beneficiários com deficiência intelectual e/ou múltipla, encaminhados pela rede municipal e estadual de ensino, da rede de saúde (pública e privada), da assistência social e comunidade em geral.

Os beneficiários e suas famílias recebem atendimentos terapêuticos individuais nas áreas de:

-Fisioterapia;

- Fonoaudiologia;

- Intervenção Precoce;

- Neurologia;

-Psicologia;

- Psicopedagogia;

-Psiquiatria;

-Serviço Social;

- Terapia Ocupacional.

E em grupos terapêuticos:

-Ambiento terapia I, II e Infantil, Grupo Grau Leve,

-Grupo de Convivência,

-Oficina de Produção,

-Oficina Terapêutica,

-P. I.M. T - Programa de Inserção no Mercado de Trabalho,

- Escuta Sensível,

-Capoeira,

 

-Educação Física.

A APAE vem atuando em espaços coletivos de controle social e de proposição de políticas públicas. Atualmente, a instituição se faz representar nos seguintes conselhos: COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social e CMS – Conselho Municipal de Saúde.

Para garantir o atendimento qualificado às pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla de nosso município, contamos com a parceria dos setores públicos privados e de pessoas físicas e jurídicas.

Data de publicação: 26/03/2019

Compartilhe!