O vereador Volnei da Saúde (Progressistas) apresentou duas proposições à Prefeitura. Na primeira pede turno integral nas Escolas Municipais e no segundo melhoria em rua do Bairro Casagrande.

Volnei pede turno integral e melhoria em rua

Quanto a questão do turno integral, Volnei sugere que a Prefeitura adote, ou faça algo similar ao Projeto ARRE- (Atividades Recreativas e de Reforço Escolar). “O pedido de indicação tem o objetivo de contribuir com a educação de nossas crianças”, disse. Volnei anexou à proposta toda a especificação do projeto que hoje é feito em Santa Maria do Herval, através da Prefeitura.

As atividades desenvolvidas pelo ARRE tem como foco principal a mudança de mentalidade em prol do bem comum, da construção de uma inteligência coletiva, que inclua todos os segmentos da sociedade no movimento pela melhoria da qualidade de vida no planeta. Baseados nos quatro pilares da educação que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser, acredita-se que o contraturno escolar agregará conhecimentos e experiências aos alunos que o ajudem a alcançar os objetivos desses pilares. Essas atividades extracurriculares são de grande valor para preparar as crianças cognitiva e socialmente para a vida, contemplando saberes que no turno normal de aula, por falta de tempo, não são possíveis de serem trabalhados.

As oficinas a serem trabalhadas abordarão as diferentes áreas de conhecimento: Linguagens, Exatas, Humanas, Tecnológicas, Naturais, Artes e Esportes, visando complementar e indicar os caminhos que podem ser seguidos em cada área. Dentro da amplitude de cada área, serão oferecidas oficinas que direcionam a especificidade dos diferentes conhecimentos que cada área oferece.

O objetivo é oportunizar aos alunos, preferencialmente do 1º ano ao 5º ano, podendo ser estendido aos alunos do 6º ao 9º ano, matriculados na rede municipal de ensino, atividades em turno integral. As oficinas terão o objetivo de melhorar o desempenho escolar, ampliar habilidades e competências que no turno regular de aula não são possíveis de serem atendidas.

As atividades a serem desenvolvidas ocorrem no turno contrário ao de aula regular do aluno, observando o mesmo período de aula do calendário escolar.

Volnei também pede providências referentes a um buraco na Rua Eugênio Beneti, em frente ao nº 9, no Bairro Casagrande. “O buraco está causando transtornos e pode vir a gerar prejuízos ou até acidentes, desta forma peço que seja feita ação corretiva no local”, destacou.

Data de publicação: 03/10/2018