O secretário de Cultura, Allan John Lino, o presidente da Comissão de Patrimônio, André Vaccari e a museóloga contratada pelo Executivo, Morgana Camargo estiveram reunidos com os vereadores.

Vereadores reunidos com Secretário de Cultura

O secretário de Cultura, Allan John Lino, o presidente da Comissão de Patrimônio, André Vaccari e a museóloga contratada pelo Executivo, Morgana Camargo estiveram reunidos com os vereadores Dr. Ubiratã, Everton Michaelsen, Luia Barbacovi, Manu Caliari, Professor Daniel e Volnei da Saúde, ontem (08), para tratar de assuntos da área cultural.

No primeiro momento o Secretário apresentou a museóloga que foi contratada após votação, por unanimidade da Casa Legislativa, de projeto que autorização a contratação emergencial. Morgana falou do trabalho que vem realizando e que a intenção é inaugurar o Museu Hugo Daros até o final de 2018. Destacou que estão criando o Estatuto e o Regimento Interno, bem como reconhecendo todo o acervo.

Em seguida Allan informou que o ônibus que foi doado para a Cultura já está com a Secretaria e que deve passar por uma reforma para poder iniciar as ações da área. Em seguida Volnei, como ouvidor do Legislativo, apresentou uma denúncia recebida na Casa que se refere a construções, edificações junto ao Lago Joaquina Rita Bier.

O Secretário informou que não há um projeto pronto, apenas uma concepção de ideia de revitalização do lago e de seu entorno. Para tanto foi contratado uma empresa especializada que fez o estudo geológico do lago, de suas paredes, da estrutura da ilha, do entorno, bem como das questões relativas ao esgoto. Allan informou que este estudo inicial foi apresentado inicialmente a Associação de Bairros do Planalto para análise, e que os representantes desta aprovaram a ideia com algumas ressalvas. A mesma concepção foi apresentada para o Conselho do Patrimônio de Gramado. Igualmente a iniciativa foi aprovada, com ressalvas.

Os grupos estão reunindo-se para elaborar uma ideia final para a área que possa atender as necessidades do espaço. “Ressalto que não haverá edificações no Lago, que nossa ideia é revitalizar o local, inclusive as hortênsias que possam vir a ser retiradas do local, se assim determinar-se no projeto final aprovado em Audiência, serão replantadas em outro”, disse Allan que anunciou que antes de qualquer definição final ainda haverá Audiência Pública para apresentação do projeto final que está sendo construído por diversas mãos.

Data de publicação: 09/05/2018