A Câmara Municipal fez a entrega na noite de segunda-feira (15) da Moção de Reconhecimento ao Hospital Arcanjo São Miguel, pela passagem dos 70 anos de fundação no município de Gramado. A honraria foi proposta pelo vereador Volnei da Saúde (PP).

Hospital recebe Moção pelos 70 anos

 

A Câmara Municipal fez a entrega na noite de segunda-feira (15) da Moção de Reconhecimento ao Hospital Arcanjo São Miguel, pela passagem dos 70 anos de fundação no município de Gramado. A honraria foi proposta pelo vereador Volnei da Saúde (PP) e aprovada pelos demais Legisladores no dia 04 de abril.

Receberam a homenagem em nome da entidade o prefeito municipal, João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca, o secretário de Saúde, João Teixeira, o presidente da Comissão Interventora do Hospital, Jeferson Moschen, o diretor Márcio Muller, o médico Carlos Nelz e a senhora Iraci Koppe em nome das famílias gramadenses.

Jeferson fez uso da palavra em nome da entidade. “Venho transmitir o agradecimento às pessoas que fizeram o Hospital acontecer nesses 70 anos, completados no dia 02 de maio, e ao vereador Volnei, autor dessa Moção, avalizada pelos demais vereadores. Ressalto que com muita labutada desde a década de 20 as famílias gramadenses não mediram esforços para termos o Hospital Arcanjo São Miguel que temos hoje. Foram quermesses, encontros, rifas, enfim muitas ações da comunidade, bem como das Congregações que por esta entidade passaram. Enfatizo o enorme esforço do antigo e do atual Prefeito, todos os Vereadores, comunidade, para manter o Hospital aberto e com um melhoramento na qualidade dos serviços prestados, destacando a autonomia que temos para fazer o que tem que ser feito, corrigir o que está errado e realizar o que na medida do possível é realizável. Isso nos dá energia, isso nos dá esperança, isso aumenta o comprometimento de fazermos um bom trabalho. O corpo médico, os funcionários e a comunidade estão engajados”, disse. O Presidente da Comissão ressaltou “o prefeito esta indo a Brasília, no Ministério da Saúde, buscar recursos para a Entidade. Também destaco que estamos pensando em uma solução definitiva para o Hospital”. Ele finalizou “esse é um agradecimento da Câmara para as famílias de Gramado, para os idealizadores, familiares de quem construiu, médicos e profissionais que enfrentaram dificuldades nesses longos anos para salvar vidas que é o mais importante. Obrigado pela homenagem”.  

Em seguida falou o proponente da Moção.  “Essa simples homenagem vem ao encontro do trabalho prestado por todos esses anos pelo hospital. A dedicação, o carinho que tem no atendimento das pessoas. Sabe-se da dificuldade encontrada quando do início lá atrás, Carlos Nelz, depois as Irmãs, para buscar o atendimento e a construção desse hospital. Muito já foi feito e muito se tem a fazer. Acho que temos que diariamente buscar melhorias para atender as demandas que surgem. Então essa é uma simples homenagem a todas essas pessoas que trabalharam e trabalham, que dedicam-se a esse Hospital”, disse Volnei.

Histórico

O Hospital iniciou sua história em 1º de maio de 1937, pelas mãos de Gramadenses  e liderados pelo Dr. Carlos Nelz, que viam a necessidade de se construir um hospital que satisfizesse as exigências, e com adaptações e métodos modernos. (Jornal de Gramado, 24 de outubro de 1997).
Ocasião onde foi formada a comissão Pró-Hospitalar de Gramado, sendo mais tarde a Sociedade Hospitalar de Gramado a qual ficou imbuída de angariar fundos para a construção de um “Hospital Modelo” para a região.
Essa sociedade efetuou a compra de um terreno de 47.411 m² e os trabalhos preliminares como abertura de estradas, terraplanagem, cerca e construção do muro.
Não conseguindo mais levar adiante o empreendimento, doou, no dia 27 de novembro de 1943, à congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, o terreno com as benfeitorias nele realizadas, tendo como cláusula a construção imediata do Hospital e o terreno ser utilizado somente para obras beneficentes. 
Em 1945 foi iniciado o alicerce sendo inaugurado em 26 de outubro de 1947, passando a funcionar a partir desta data.
A primeira Comunidade era formada pelas irmãs: Madre Verônica de Jesus, e as Irmãs Ambrosina do Divino Amor, Maria Rufina, Maria Medianeira, além das juventistas Hermínia Francisca Hoffmann e Áurea Borges.
A Madre Verônica não poupou esforços para a construção e funcionamento do Hospital, ficando diretora por 11 anos. Na década de 70 foram realizadas reformas em todo o Hospital e adquirido novos equipamentos.
Em 2001 foi negociado com a construtora “Monte Verde” uma permuta de terreno no Centro Clínico por área construída no mesmo prédio, inaugurado no final de 2003.
A partir do ano de 2003 pode-se considerar um novo marco na história do Hospital Arcanjo São Miguel.
Em 2005 realizou reformas em quase toda Casa de Saúde, e foi criado o novo Logotipo em forma de telhado e coração, cujo significado é: A casa protegendo a vida, com o slogan” Avida mora aqui”.
Novos serviços foram agregados ao hospital como: Nova recepção para atender os convênios e particulares, Oncologia e Oftalmologia. Houve investimentos na estrutura física, aquisição de equipamentos e, sobretudo em recursos humanos. O Hospital passou a realizar procedimentos de maior complexidade, reduzindo em 60% a quantidade de transferência de pacientes.
Em 31 de março de 2006 com a benção da pedra fundamental deu-se início a construção do prédio do Coração de Maria onde está instalada a UTI- Unidade de Tratamento Intensivo, mais duas unidades de internação, no sub telhado o Serviço de Arquivo médico estatístico- SAME.
No dia 26/10/2007 foi inaugurado o prédio Coração de Maria, ficando o andar térreo a recepção SUS, Hemodinâmica (Terceirizada com conclusão em 2008) 2º andar UTI, 3º andar Unidade Coração de Maria (internação), 4º Unidade Barbara Maix (internação) e no 5º andar SAME ( Serviço de Arquivo Médico e Estatístico).
O hospital conta com 90 médicos no corpo clínico que atuam em várias especialidades e com 270 colaboradores, para um melhor atendimento aos pacientes existe também os serviços terceirizados.
Serviços de Intelimagem (imagens) Laboratório Círculo CRHO (Oncologia) Cuore ( hemodinâmica) Farmácia São Miguel, externa Cafeteria São Miguel.
Atualmente o Hospital possui 80 leitos para internação , sendo 10 leitos de UTI, o hospital atende em média/mensal 420 internações, 40 internações em UTI, 250 cirurgias, 4.300 atendimentos ambulatoriais. 
no dia 25/09/2013 foi comunicado aos colaboradores que o Hospital Arcanjo São Miguel foi vendido  e que a partir de 01/11/2013 passaria a fazer parte da Associação Franciscana de Assistência a saúde- SEFAS- de Santa Maria.
No dia 31/10/2013  em uma missa solene foi entregue, simbolicamente, pela  então atual direção a chave e o livro de registros de funcionários do Hospital, que foi recebida pela nova direção , representada pela Irmã Ubaldina , onde contou com a presença dos coordenadores do Hospital e autoridades. Esta gestão permaneceu até 28/02/2016.
Posterior a esta data, assumiu o conselho interventor, presidido pelo Sr. Jeferson Moschen.

Data de publicação: 18/05/2017

Compartilhe!