Será enviado ao Hospital Arcanjo São Miguel e Secretaria da Saúde, nessa semana, dois pedidos de informações para esclarecimentos de questões relativas ao combate do COVID – 19.

Solicitadas informações ao Hospital e Secretaria de Saúde sobre COVID-19

No primeiro pedido solicita-se informações acerca dos testes de confirmação do vírus Covid-19 (RT-PCR e testes rápidos), fornecidos e administrados no Hospital Arcanjo São Miguel e Secretaria da Saúde do município. Foi questionado de forma pontual sobre o número de testes recebidos pelo município, desde o início da pandemia; qual a quantidade total de testes de confirmação para o vírus Covid-19, administrados desde o início da pandemia, no HASM e pela Secretaria da Saúde de Gramado; qual o calendário de entrega dos testes de confirmação para o vírus Covid-19, fixado junto ao Governo Estadual e/ou Federal, repassando informações sobre datas, prazos, quantidades de exames e testes recebidos, etc; caso não haja uma estipulação pré agendada de um calendário de entrega, fixando prazos para as entregas dos exames e testes, bem como, fixando as quantidades a serem recebidas dos mesmos, informe, qual o procedimento adotado para solicitar e controlar a quantidade e datas de recebimento destes exames e testes, em nosso município e pede-se que outras informações que julgar pertinentes sobre o fornecimento e realização de exames e testes de confirmação de contágio do vírus Covid-19 em nosso município, também sejam repassadas para conhecimento da Câmara.
“É de conhecimento de todos sobre a atual situação que se encontra o mundo, o país, o estado e município, devido à pandemia do Covid-19. Sendo assim, o pedido é realizado para fins de tranquilizar a comunidade gramadense, em relação aos testes de confirmação do vírus, fornecidos pelo estado e união aos municípios. A comunidade gostaria de tomar conhecimento sobre informações do fornecimento dos mesmos, se há um calendário fixado com o estado e a união, que estipule quantidades e prazos de entregas dos testes e exames, bem como, gostaria de saber a real quantidade de exames utilizadas até o momento em nosso município”, explicou o autor da proposta, vereador Dr. Ubiratã (Progressistas).
Ele também solicita informações sobre os aparelhos ventiladores pulmonares, existentes no Hospital local. O Vereador questiona sobre o número de equipamentos; quantos estão em pleno uso no HASM; qual a quantidade de equipamentos não está em uso no HASM, devido a problemas técnicos, de manutenção e/ou outro; quantos desses equipamentos foram doados de forma voluntária pela comunidade e empresas locais e qual a quantidade destes equipamentos, que atualmente, seria ideal para atendimentos dos pacientes do HASM?
“O pedido é realizado para fins de tranquilizar a comunidade gramadense, em relação aos ventiladores pulmonares que o HASM possui para atendimento dos pacientes que procuram a instituição hospitalar devido aos sintomas graves do vírus, bem como para atendimento dos demais casos necessários na rotina hospitalar”, finalizou o Dr. Ubiratã.

Data de publicação: 07/04/2020