A primeira Sessão Descentralizada promovida pela Câmara Municipal de Gramado em 2018 aconteceu na última quarta-feira, dia 02, nos palcos da Festa da Colônia de Gramado.

Câmara promove sessão descentralizada na Festa da Colônia

 

A primeira Sessão Descentralizada promovida pela Câmara Municipal de Gramado em 2018 aconteceu na última quarta-feira, dia 02, nos palcos da Festa da Colônia de Gramado.

A sessão iniciou com a manifestação do presidente da Gramadotur, Edson Néspolo que agradeceu ao Legislativo pela realização, bem como salientou a importância do trabalho dos agricultores gramadenses. “Quero destacar a pujança e a diversidade do nosso interior e agradeço a Câmara Municipal por realizarem essa sessão onde reverenciamos tudo o que os colonos fizeram por Gramado. É uma forma legitima de homenagear a essas pessoas tão importantes”, disse.

Em seguida partiu-se para o Grande Expediente onde cada vereador pode falar da Festa da Colônia e da Feira Feito em Gramado que seguem até domingo, dia 06.

Volnei da Saúde (Progressistas) destacou a valorização dos colonos e a importância dos eventos. Enfatizou a necessidade de melhorias no interior para propiciar uma melhor qualidade de vida, citando o exemplo da internet e do sinal de telefonia. Salientou a importância dos roteiros e da necessidade de crescimento deste ramo, e frisou as belezas naturais do interior de Gramado.

Dr. Ubiratã (Progressistas) falou da origem da Festa da Colônia que iniciou da Festa das Hortênsias. Enalteceu o trabalho feito para o crescimento do interior e da Festa em inúmeras gestões municipais. Citou a importância dos fornos, do turismo do interior, dos orgânicos junto a Praça das Etnias. Valorizou a conquista da água em diversas localidades do interior, bem como do asfalto e parabenizou a todos que fazem com que a Festa da Colônia cresça anualmente.

Everton Mchaelsen (MDB) enfatizou a importância da Festa da Colônia, uma festa onde os gramadenses se sentem representados. Aplaudiu, reverenciou e estimulou o fortalecimento da mesma bem como a preservação da essência. Falou do turismo rural, das agroindústrias e das oportunidades que estão sendo geradas no interior, e com isso o aumento da autoestima do colono. Destacou o crescimento do nicho de mercado do agricultor e sugeriu a criação de um Selo de Qualidade do Interior que valorize ainda mais o segmento.

Luia Barbacovi (Progressistas) iniciou falando da Feira Feito em Gramado, da qual foi um dos idealizadores. Do crescimento anual e da importância para os gramadenses que podem utilizar esse espaço para apresentarem e comercializarem os seus produtos. Em seguida tratou da Festa da Colônia, da valorização das origens e da importância do evento. Parabenizou aos organizadores e aos colonos e enfatizou o trabalho realizado no interior com as agroindústrias e o agroturismo, lembrando que com incentivo os colonos não estão mais deixando o interior e sim permanecendo em seus espaços.

Professor Daniel (PT) iniciou afirmando que a Festa da Colônia é a mais querida de todos os Gramadenses. Enfatizou que ela traduz um pouco de Gramado, do crescimento e das conquistas. Enalteceu o trabalho dos Secretários Municipais, dos colonos e ressaltou a importância do trabalho junto às agroindústrias e o agroturismo. Falou também da valorização das belas paisagens que devem ser preservadas e finalizou revelando o sonho do crescimento das Escolas nas localidades do interior. O Professor também sugeriu que a localização da Festa da Colônia fosse repensada para que ela pudesse ocupar o estacionamento e não a parte íngreme junto ao ExpoGramado.

Rafael Ronsoni (Progressistas) falou da felicidade de participar do crescimento da comunidade do interior. Parabenizou os colonos que lutam por seus direitos e correm atrás das demandas. Falou da importância dos fornos, casa do colono, do turismo rural, das agroindústrias, dos produtos do interior. Enalteceu a Festa da Colônia que cresce anualmente independente de localização e ao finalizar parabenizou aos expositores da Feira Feito em Gramado por representar o povo de Gramado com diferentes produtos e com produtos de qualidade.

Renan Sartori (MBD)emanou satisfação em estar na Festa que é em sua opinião a festa que mais representa a comunidade gramadense. Enfatizou as origens, o passado, a mistura perfeita entre gastronomia, comercio, cultura e etnias. Destacou o resgate cultural do evento e parabenizou pela retomada das comissões comunitárias que tornam a Festa da Colônia mais Gramadense ainda e esse sucesso que ela é. Deu os parabéns também aos protagonistas que são os colonos, os agricultores e a todos os voluntários que trabalharam na organização do evento. Renan também falou da Feira Feito em Gramado que tem um papel importante no crescimento da economia da cidade.

Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) falou do quão é esperada a Festa da Colônia anualmente pela comunidade que no evento resgata suas origens, pode conhecer mais a cultura, danças, músicas típicas, gastronomia farta. Parabenizou a todos que auxiliam na realização do evento que divulga o interior de Gramado. A Vereadora também destacou que é uma das lutadoras por melhorias no interior e que um de seus pleitos é a questão de disponibilização de mais linhas de ônibus para essa comunidade tão batalhadora. Ao finalizar falou das belezas naturais do interior de Gramado que devem ser exaltadas e preservadas.

Manu Caliari (PRB) ressaltou a riqueza cultural da Festa da Colônia e de seu povo. Enalteceu que a Festa e a Feira demonstram o empreendedorismo do povo gramadense. Que a volta as origens é uma tendência do turismo mundial e que Gramado está muito bem representada seja pelo interior como pelo seus empreendedores. Parabenizou o espirito guerreiro e determinado de todos os envolvidos nas duas festas e destacou que é o amor de todos por Gramado que torna a cidade esse sucesso. Manu enfatizou a importância do fomento do interior e que o poder público precisa auxiliar nesse crescimento ordenado com aplicação de recursos e benefícios a todos que querem crescer e desenvolver Gramado.

O vice-prefeito, Evandro Moschem (MDB) no ato como prefeito em exercício também enalteceu os eventos e destacou que inclusive transferiu o gabinete para a Feira Feito em Gramado e Festa da Colônia nos dois dias em que está como Prefeito. Parabenizou os organizadores e enalteceu a comunidade do interior afirmando ser esse o nicho de mercado do futuro.


Data de publicação: 04/05/2018

Compartilhe!