O vereador Dr. Ubiratã apresentou sete pedidos à Prefeitura requerendo ações e melhorias em diversas áreas e pontos da cidade. As propostas seguem para protocolo no Executivo nesta semana.

Dr. Ubiratã sugere ações à Prefeitura

No primeiro pedido Dr. Ubiratã requer estudo de viabilidade para se iniciar a implantação de ciclovias, em algumas ruas do município, principalmente em locais próximos á Escolas, Unidades Básicas de Saúde (Postos), Ginásios Esportivos e áreas turísticas (Parque Knorr, Lago Negro, Lago Joaquina Rita Bier, etc). “Justifico a solicitação, tendo em vista a necessidade de que seja iniciada a implantação de rotas de ciclovias em determinados bairros para que se crie e se pratique o hábito de andar de bicicleta como forma de lazer, atividade física e, inclusive, para a praticidade da locomoção da comunidade local, turistas e visitantes”, enfatizou.

No outro Ubiratã pede ações urgentes no combate e prevenção ao mosquito borrachudo. “Tal solicitação se faz urgente diante da existência de grande quantidade deste mosquito em todas as regiões da cidade de Gramado, impossibilitando a permanência de pessoas em áreas abertas próximas à vegetação, principalmente em praças, parques públicos e mananciais, além de o mesmo ser um possível transmissor de várias doenças”, disse.

Dr. Ubiratã também pede a Secretaria de Saúde, a ampliação do atendimento de profissionais de Fisioterapia de forma domiciliar, bem como, para que seja ampliado o número de servidores da área. “O pedido é feito devido a grande demanda de pacientes que possuem sequelas graves e incapacitantes, tanto idosos, como crianças, que apresentam dificuldades extremas de locomoção e tem muita dificuldade de deslocarem-se até ás salas de Fisioterapia das UBS's - Unidades Básicas de Saúde”, ressaltou.

O Vereador também pede a Secretaria de Saúde que a mesma passe a utilizar a antiga Ambulância da SAMU para o transporte intermunicipal de pacientes em estado grave que necessitem de remoções para hospitais fora do município de Gramado, bem como, que este serviço seja disponibilizado e sediado no Hospital Arcanjo São Miguel, inclusive com equipamentos de UTI móvel para remoções de neonatos (caso necessário) e equipe médica/enfermagem e motorista socorrista, na forma de escala de sobreaviso. “O serviço de remoção móvel de pacientes em estado grave do Hospital Arcanjo São Miguel para outros hospitais de outros municípios tem acontecido através de uma equipe da cidade de Caxias do Sul, o que demanda muito tempo de espera na montagem da equipe, bem como demora no tempo de transporte até a cidade de Gramado e até o destino final, acarretando prejuízos irreparáveis à saúde do paciente. Ressalto ser necessário para remoções urgentes de pacientes neonatos, pediátricos, em estado grave que necessitem de UTI neonatal e pediátrica”, destacou.

Também foi solicitado pelo Legislador que seja disponibilizado aparelhos DEA (Desfibrilador Externo Automático) nos principais pontos do município a seguir transcritos: Rua Coberta, Largo da Paróquia São Pedro, Parque Knorr, Lago Negro, em frente ao Mini Mundo, Rodoviária, ExpoGramado, Lago Joaquina Rita Bier, Terminal Rodoviário da Várzea Grande, Ginásio Perinão, Vila Olímpica do bairro da Várzea Grande, Praça Ernesto Volk - no bairro Piratini e Praça Izaias Elias de Moura - no bairro Moura, para que possam ser realizados rápidos atendimentos quando necessário, inclusive salvando vidas da comunidade. “Faço tal pedido devido à importância do DEA na questão de salvamento de paradas cardíacas, as principais cidades do mundo investem na aquisição destes equipamentos. Também seu baixo custo e grande benefício é motivo para sua aquisição. Ainda informo que o DEA é um equipamento de fácil manipulação, necessitando o mínimo de treinamento para que profissionais da saúde, inclusive paramédicos e a população possam manusear utilizando-o para salvar vidas rapidamente”, disse.

Outra proposição protocolada pelo Vereador foi solicitando a limpeza e manutenção permanente do Cemitério Municipal. “Tal solicitação é feita devido às péssimas condições em que o nosso Cemitério Municipal se encontra no presente momento e devido a várias solicitações emanadas da voz da comunidade”, ponderou.

Dr. Ubiratã também pede a devida fiscalização dos estabelecimentos gastronômicos (bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis e etc.) visando verificar o cumprimento da Lei Municipal nº 2095/2003 de autoria do então vereador Ivo Roque Tomazeli, relativa aos cardápios em Braille. “O pedido justifica-se, diante da prerrogativa do vereador de fiscalizador. Também para maior transparência à comunidade”, completou.

Data de publicação: 08/03/2017