Comissão de Direitos Humanos realiza visitas

Na tarde de ontem (26) a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos - CDDH da Câmara Municipal de Gramado formada pelos vereadores Dr. Ubiratã - presidente (PP), Renan Sartori – vice-presidente (PMDB) e Professor Daniel – relator (PT) realizou visitas ao Fórum, Promotoria Pública, Conselho Tutelar e Prefeitura.

No Fórum conversaram primeiro com a juíza da 2ª Vara, Dra. Aline Rissato e em seguida com o juiz da 1ª Vara, Dr. Cyro Puperi. Nos dois momentos colocaram a Câmara e a Comissão a disposição do Fórum e enfatizaram a importância da aproximação entre os Poderes para o bem estar da comunidade. Ainda frisaram a importância de tratarem temáticas relevantes para Gramado em conjunto, pois se sabe que a cidade tem problemas e que estes precisam ser acompanhados. Dr. Ciro ressaltou a importância de combater a violência contra a mulher. “Temos vários casos nesse sentido e precisamos buscar debater melhor essa questão”, disse.

Em seguida foram até a promotoria, onde foram recebidos pela promotora Dra. Natália Cagliari. O promotor Dr. Max Guazelli estava em uma reunião na Prefeitura para tratar de assuntos relativos da água e saneamento. O encontro foi muito proveitoso, pois além de apresentarem-se e colocarem-se a disposição entenderam necessário fazer uma parceria no sentido da busca de uma solução urgente para a questão dos idosos. “Gramado não possui estrutura para abrigar os seus idosos que não tem família, ou mesmo que a família não tem condições de cuidar, precisamos pensar nisso”, destacou a Promotora que informou que atualmente a Prefeitura compra vagas em Casa de Repouso de Três Coroas/Igrejinha. Um encontro deve ser agendado para o março com a Secretaria de Habitação e Assistência Social para verificar como os Vereadores podem auxiliar nessa questão.

No Conselho Tutelar foram recebidos pelo conselheiro, Oldair Buzetto que falou das principais demandas, de algumas dificuldades do Conselho, bem como destacou a importância da RAC – Rede de Apoio à Cidadania que reúne 17 entidades em prol de alternativas para proteção e promoção do cidadão e da cidadania Gramadense. Em março um encontro com os cinco Conselheiros será agendado para que março no intuito de saber mais do trabalho desenvolvido e também de poder auxiliar nas resoluções de questões que envolvam a Comissão.

Por fim, os vereadores foram até a Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca. Na oportunidade também se apresentaram como Comissão, explicaram um pouco o trabalho desenvolvido pela mesma e receberam um pedido do Prefeito. "A primeira dama, Bianca, está em uma luta para trazer para Gramado a delegacia da Mulher, pois sabemos dos inúmeros casos de violência contra elas, então como Comissão sugiro que atuem junto com ela nessa busca”, destacou Fedoca. Os Vereadores também agendarão encontro para tratar desse assunto.

Os gabinetes dos Vereadores estão a disposição para auxiliar a comunidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, a população pode entrar em contato ainda pelo telefone 54-3295-7000, ou encaminhar e-mail para direitoshumanos@camaragramado.rs.gov.br, fazendo suas sugestões, reclamações ou solicitando auxílio.  ​

Data de publicação: 27/01/2017