A Comissão de infraestrutura, turismo, desenvolvimento e bem-estar social, buscando cumprir um de seus papéis que é a integração com entidades que atuam nas áreas citadas, promoveu na manhã de ontem (31), reunião com representantes da Autarquia Gramadotur

Eventos pautam reunião na Câmara Municipal

 

A Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, buscando cumprir um de seus papéis que é a integração com entidades que atuam nas áreas citadas, promoveu na manhã de ontem (30), reunião com representantes da Autarquia Gramadotur.

Os tópicos da pauta foram:

- Impacto financeiro causado pelo cancelamento, adiamento ou ainda alteração no formato de alguns eventos;

- Informações sobre a realização da Festa da Colônia, Amor Gramado, Festival de Cinema, Festival de Cultura e Gastronomia e Natal Luz;

- Manutenção da Gramadotur na questão financeira.

Público de turistas de Gramado

Para iniciar a conversa o Presidente da Gramadotur informou que o momento é de envolvimento da comunidade, pois sabe-se que muitas famílias dependem direta ou indiretamente da promoção dos eventos na cidade, mas que sempre é preciso prezar pela segurança, então elencou algumas medias tomadas pela entidade em parceria com a Secretaria de Turismo.

- Acompanhamento do mercado econômico internacional, nacional, estadual e municipal;

- Realização de pesquisas sobre o público que vem a cidade, separando por predileção por determinados eventos, passeios, bem como por facha etária, e ainda se vem com famílias, casais, amigos;

- Elaboração de diversos cenários para o enfrentamento do impacto do COVID – 19 nos eventos e no turismo local, assim como na economia.

Sobre a pesquisa foi passado aos Vereadores a informação de que o público que mais tem visitado a cidade é o do Estado, seguido dos Catarinenses depois dos Paulistas. Também foi constatada a retração da procura por viagens de famílias, aumento no turismo de casais e diminuição na demanda para pessoas com mais de 55 anos.

Cancelamento de eventos

Em função da pandemia do COVID – 19 foi então cancelada a Páscoa em Gramado, mesmo com a decoração que já estava posta na cidade e que deve ser reutilizada, com adaptações, para 2021.

A Festa da Colônia e o evento Amor Gramado também foram cancelados e houve então o compromisso de oportunizar a participação das pessoas do interior da cidade no evento Festival de Gastronomia.

Festival de Cinema de Gramado

- 18 a 26 de setembro

 

O mais tradicional Festival de Cinema do Brasil, único que aconteceu de forma ininterrupta, está confirmando sua 49° edição. Ele terá seu formato original alterado, sendo transmitido de forma virtual, bem como televisionada através do canal TV Brasil.

O novo formato terá diversas interações. Nas noites de apresentação dos filmes curta e longa internacional e curta e longa nacional, os apresentadores estarão fazendo entradas direto de pontos turísticos da cidade de Gramado. Durante o dia os debates também serão comandados por profissionais que estarão na cidade e em diversos outros cantos do Brasil e do Mundo.

A cidade será enfeitada, o tapete vermelho tradicional da Rua Coberta, estará lá mostrando que Gramado vive intensamente a 7°, arte. A fachada do palácio também receberá decoração alusiva ao evento, assim Gramado estará vestida de Festival de Cinema.

Promoções serão feitas elevando o nome de Gramado, suas belezas e encantos para todo o país através das transmissões virtuais e televisionadas. Um aplicativo será disponibilizado para que o júri possa acompanhar a apresentação dos filmes que concorrem ao Kikito.

 

A entrega oficial será em cerimônia realizada no Palácio dos Festivais, com todo o controle, e apenas uma pessoa de cada um dos filmes poderá estar no espaço para o recebimento do Kikito. O evento trabalhará com o imaginário de assim cria um novo braço para a expansão do Festival, desta forma criando, nesse momento complexo, uma oportunidade para edições futuras.

 

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 

- 1° a 12 de outubro

O Festival de Cultura e Gastronomia seria promovido em 2020 com participação da Itália, em função do COVID-19, no entanto, essa parceria foi adiada para 2021. Também restou acordado que no evento participariam produtores rurais, que inicialmente estariam com suas casinhas na Rua Coberta, mas que devido a questões de saúde, serão demandados na oferta de produtos para os restaurantes participantes. Esses restaurantes também, ao contrário dos demais anos, estarão participando direto de seus estabelecimentos, não havendo a criação de um espaço que possa gerar aglomeração.

Desta forma cada estabelecimento gastronômico deverá comprar produtos dos produtores rurais de Gramado e utilizá-los na confecção dos pratos. Participam desse evento 31 restaurantes que terão além da possibilidade de servir em seu local, se assim for permitido pelos entes Estaduais e Municipais, ou então através de delivery ou take away. O intuito é criar uma rota gastronômica, já projetando a opção, para em caso de não abertura dos locais, para manutenção do evento.

 

Natal Luz de Gramado

- 35° edição acontecerá de 22 de outubro a 30 de janeiro

O Natal Luz, como se sabe, é o carro chefe dos eventos da cidade e um dos pontos altos da economia local, mas, no entanto, também é um dos momentos em que a cidade mais recebe turistas, o que gera aglomerações.

Nesse sentido, a Gramadotur vem atuando fortemente para conseguir unir a realização do evento com a adoção de medidas de segurança e distanciamento.

 Para tanto diversas ações estão sendo tomadas. A primeira informação que foi passada pela Gramadotur, no encontro, foi de que sim a cidade estará com sua tradicional decoração natalina, pois estudos comprovam que para os turistas o melhor de Gramado é viver Gramado. O atual Presidente da Autarquia também informou que não assinará ou permitirá qualquer evento que gere descontrole de público, ou seja, aglomerações. Uma das medidas já tomadas foi o credenciamento junto ao Ministério do Turismo para que a cidade consiga ganhar o selo 'Turismo Protegido'. O intuito com isso é demonstrar que Gramado está sim primando no cumprimento de medidas relativas a Saúde. A Gramadotur também está em tratativas com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, para firmar uma parceria para o Natal Luz. A intenção é fazer uma troca, o hospital entra com os protocolos e orientações, já que é referência no estado, e o Natal os dá um espaço como apoiadores, assim podendo divulgar a marca da instituição. O acendimento das luzes e o tannenbaumfest serão modificados. Quanto ao segundo, o enfeite dos pinheiros continuará, porém, a passarela junto a eles não, assim evitando que as pessoas fiquem muito próximas. No que se refere ao acendimento diversas estratégias estão sendo pensadas, planejadas, mas a única certeza até o momento é que não será como nos anos anteriores, reunindo centenas de pessoas em frente ao Cinema.

Para os dois grandes espetáculos - Grande Desfile de Natal e Show do Lago Illumination diversos cenários foram montados. A intenção é fazer estudos para que esses possam ser viabilizados, com distanciamento, controle no ingresso para as arquibancadas com aferição de temperatura, distribuição de álcool gel, dentre outras questões. A necessidade de realização desses eventos, pelo que foi apresentado pela Autarquia, deve-se a questão de arrecadação, pois das comercializações dos ingressos e dos patrocinadores, paga-se este evento, bem como todos os outros e ainda, mantem-se a estrutura da Gramadotur.

Outro ponto do encontro foi a venda, por empresas de turismo e também pela rede hoteleira de pacotes, pois inúmeras pessoas já fizeram suas reservas no final de 2019, de 2020. Muitos hotéis já estão com boa parte de seus quartos comercializados, assim sendo, a realização do evento Natal Luz, tornasse primordial para esses, bem como para a rede gastronômica e o comércio da cidade.

 

 Preocupação dos Vereadores

 

Os vereadores que participaram do encontro destacaram a importância da Autarquia, dos eventos para a economia de Gramado, pois muitas famílias dependem exclusivamente do turismo para viver, e outras tantas, mesmo que indiretamente também. Pensando nisso, os Legisladores gostaram bastante do que foi passado pela Gramadotur quanto a estudos, cuidados e ações, e pediram para que em parceria com a Prefeitura, estude-se a possibilidade de contratar aproximadamente 30 pessoas para atuação na cidade, em contrato temporário, visando auxiliar a fiscalização. Sugeriram inclusive que essas contratações sejam feitas de imediato, para que os contratados tenham tempo de aperfeiçoarem o conhecimento nas demandas que possam se apresentar, e estejam prontos para quando a cidade receber mais visitantes.

Outra questão sugerida pela Casa foi a implantação de barreiras sanitárias com higienização de veículos/motos/caminhões, em todos os dias da semana, nos acessos a cidade de Gramado.

Presentes no encontro

Participaram da reunião os vereadores da Comissão de Mérito, Luia Barbacovi, Professor Daniel e Rafael Ronsoni, o vereador Volnei da Saúde e representando a Autarquia Gramadotur, o presidente Rafael Carniel e o diretor administrativo e financeiro, Leo Olavo.

Data de publicação: 31/07/2020

Compartilhe!