O vereador Luia Barbacovi (Progressistas) esteve reunido com o promotor de justiça, Dr. Max Guazelli, na tarde de hoje (19), para entregar a ele ofício onde externa grande preocupação a respeito da precariedade que se encontra a ERS 373.

Luia solicita que MP estude medida Judicial para recuperar ERS 373

O vereador Luia Barbacovi (Progressistas) esteve reunido com o promotor de justiça, Dr. Max Guazelli, na tarde de hoje (19), para entregar a ele ofício onde externa grande preocupação a respeito da precariedade que se encontra a ERS 373, no trecho entre o Bairro Várzea Grande, no sentido Serra Grande, até o limite do município de Gramado com Santa Maria do Herval.
Luia falou ao Dr. Max que pode constatar que a via está muito vulnerável, com falta de conservação, de sinalização, acostamento em precárias condições, asfalto cedendo, buracos, o que se agrava com a forte incidência de cerração e neblina no local, com riscos iminentes de acidentes, fora os prejuízos causados nos veículos de quem trafega na ERS.
O Vereador destaca que a demanda não é recente, que durante a atual legislatura, desde o início de 2017, inúmeros pedidos vem sendo dirigidos ao DAER – Departamento Autônomo de estradas de Rodagem, responsável pela via, para que proceda em melhorias, tanto através de ofícios do Poder Legislativo Municipal, como do próprio Executivo, sem que nenhuma ação efetiva aconteça. Luia lembrou ainda das reuniões com dirigentes do DAER, onde inúmeras promessas evasivas e sem ações efetivas eram proferidas, o que culminou com condições de altar periculosidade na trafegabilidade em alguns trechos da ERS.
“Sabemos todos da importância desta Rodovia, que está localizada em região estratégica no município, habitada por mais de 12 mil pessoas, composta por agroindústrias, comércio e agricultores com alta produção, que contribuem para um grande fluxo de veículos, além de receber o escoamento de veículos que vem da região Metropolitana, que usam a via de acesso entre Morro Reuter e Santa Maria do Herval, em direção à Região das Hortênsias”, disse Luia.
Luia falou que no dia 17, o governo do Estado anunciou investimentos em recuperação de Rodovias em todas as regiões do Estado e mais uma vez a ERS 373 ficou de fora, ou seja, não existe expectativa nenhuma em se ter investimentos no local.
“Por termos esgotados as vias administrativas, conforme inúmeros pedidos sem sucesso que lhe apresento, solicito a intervenção do Ministério Público, no sentido de medidas judiciais urgentes, nos moldes do que já ocorreu na Comarca da Tapera, a fim de exigir providências efetivas do DAER para a solução das demandas. Não podemos mais postergar tais providências, sob pena de sacrificarmos vidas pela inércia dos órgãos estaduais competentes, o que é inconcebível”, finalizou o Vereador.
O Promotor falou que irá estudar o caso apresentado por Luia no que tange a ERS 373 e que dará um retorno ao Vereador.

Data de publicação: 19/06/2019