Romeu Dutra receberá honraria do Legislativo

A Câmara Municipal aprovou na sessão de hoje (14), por unanimidade, o projeto de lei de autoria do vereador Luia Barbacovi que concede o Troféu Mérito Gramado ao senhor João Romeu Dutra, pelos relevantes serviços prestados à comunidade gramadense. A entrega do título ocorrerá em Sessão Solene da Câmara, a ser comunicada previamente.

Histórico

João Romeu Dutra nasceu em Gramado em 1939, filho de Delmar Dutra e Rosa Dutra. Foi o primeiro Secretário de Turismo de Gramado e permaneceu no cargo por cerca de oito anos nas administrações de Horst Volk e Waldemar Weber. Nesta época contribuiu com o inicio do grande desenvolvimento turístico de Gramado e com a realização de muitas obras importantes como: Primeiro Pórtico, Plano Diretor, novos Hotéis, ampliação da culinária, primeiras fábricas de chocolate, cafés coloniais, entre outros. Durante este tempo, criou eventos que foram de muita importância para divulgação de Gramado, como a FEARTE – Feira nacional do Artesanato, em maio de 1972, evento que criou o desenvolvimento do artesanato em Gramado, com a presença de artesões de todos os Estados do Brasil. E também o Festival de Cinema de Gramado, com a primeira edição em janeiro de 1973, evento que projetou definitivamente Gramado na área do Turismo.

Alguns Prêmios conquistados: Cidade destaque no ano nacional do Turismo, pela EMBRATUR e, da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo (ABRAJET), como cidade do Brasil mais bem promovida no ano de 1975.

Ocupou os cargos de Diretor de Turismo, da EMBRATUR, nos anos de 1979 a 1981, onde era responsável pela área de projetos, no Rio de Janeiro. Nos anos de 1983 e 1984, foi Presidente da CRTUR no governo de Jair Soares.

Data de publicação: 14/01/2019