O vereador Luia Barbacovi (Progressistas) recebeu nessa semana a visita do professor Vanderlei Cavalcante, que é integrante de um grupo montado no bairro Várzea Grande para tratar das comemorações dos 100 anos de chegada do trem a localidade.

100 anos de chegada do trem  da Várzea será comemorada

Na ocasião ele falou da importância da chegada do trem ao Bairro, apresentou o trabalho de coleta e resgate dessa história, feito por alguns professores, ao Vereador e informou que estará apresentando o mesmo aos Secretários de Cultura, Turismo e Educação, ainda nessa semana para que se possa fazer uma comemoração especial em junho, período em que se celebra o centenário.

O intuito dos Professores é que com mais ações possa-se resgatar um amplo material que servirá para contar a história desse feito, bem como ser utilizado de forma didática junto aos Alunos para fundamentar a história de Gramado.

“No próximo mês de Junho, comemorará 100 anos, um dos acontecimentos mais importantes da história do nosso município, que é a chegada da linha de trem na localidade da Várzea Grande. A chegada do trem teve um reflexo imediato, em termos econômico e social, sendo um dos principais responsável pelo surgimento da atividade turística em Gramado e na região. Desta forma solicito a Mesa Diretora que programe, dentro do possível, uma sessão decentralizada desta Casa, junto ao Museu do Trem, na Várzea Grande, no dia 03 de junho, quando poderemos dar o reconhecimento deste legislativo a aquele histórico acontecimento”, explicou Luia.

A proposta segue para análise da Mesa Diretiva que deverá reuniu-se na próxima segunda-feira, dia 14, para emitir parecer sobre a solicitação.

Data de publicação: 09/01/2019