Aprovada moção de aplausos à Liga Feminina de Combate ao Câncer

Os vereadores Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) e Volnei da Saúde (Progressistas) apresentaram moção de aplausos a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gramado alusiva a passagem dos 42 anos de instalação. A proposta foi aprovada segunda (03), em sessão ordinária.

A homenagem que demonstra o reconhecimento da Câmara Municipal à importância da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gramado será entregue em sessão ordinária a ser realizada no dia 05 de novembro, às 18h.

Histórico

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gramado foi fundada em 21 de agosto de 1976. É uma instituição que tem como finalidade proporcionar o atendimento através do amparo emocional e financeiro aos portadores de câncer carentes e de baixa renda, com atuação no auxílio ao tratamento básico, psicológico e nutricional da doença, atuando também na prevenção e combate ao câncer.

Sendo assim uma entidade civil de caráter filantrópico e por isso são oferecidos atendimentos gratuitos e auxílio financeiro na aquisição de medicamentos não disponíveis na rede pública, passagens, combustível, alimentação especial e exames. São somente mulheres que trabalham no projeto e todas elas praticam absoluto voluntariado, não percebendo qualquer tipo de remuneração.

Diante da realidade atual sobre o câncer e o alto custo exigido em seu tratamento, muitos portadores não conseguem uma boa qualidade de vida por falta de recursos. Identificando a necessidade de auxilio no tratamento, a instituição se propõe a desenvolver atividades de suporte ao portador, cuidado e familiares, oferecendo maiores condições para lidar com a situação, não deixando que o mesmo abandone o tratamento.

É de conhecimento de todos que a cada dia torna-se maior o numero de portadores de câncer e que a demanda por recursos financeiros é grandiosa, tendo em vista a necessidade dos doentes em adquirir medicamentos adicionais aos fornecidos pela rede pública, exames e alimentação especial.

Existe a necessidade constante de acompanhamento a esses pacientes, tanto para quimioterapias, radioterapias ou exames fundamentais para o tratamento da doença e nem sempre existe a disponibilidade de transporte.

O objetivo geral é o atendimento adicional a pacientes carentes e de baixa renda portadores de câncer, proporcionando a eles maior estabilidade e resistência física e emocional para a difícil jornada que enfrentam. Já estiveram a frente da instituição como presidente Hermida Zatti Perini, Teresinha Petersen da Calazans, Irma Bertoluci Peccin, Adarli Remor Raymundi, Valeska de Calazans Perini, Iracema de Oliveira Pazetto, Terezinha Dinah Parmegiani, Diva Maria Masotti e atualmente Nelsi Salvador.

No ano de 2017, foram 78 pacientes, 450 atendimentos e 223 visitas domiciliares.

Data de publicação: 05/09/2018