Na sessão descentralizada de ontem (21), foi aprovado o requerimento que solicita envio por parte do Legislativo de Gramado à presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia.

Legislativo envia Carta Aberta ao STF sobre os royalties do petróleo

Na sessão descentralizada de ontem (21), foi aprovado o requerimento que solicita envio por parte do Legislativo de Gramado à presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, de Carta Aberta onde requerem o julgamento em Plenário da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4719, que dispõe sobre os royalties do petróleo.

No que diz respeito aos efeitos práticos da liminar, passados mais de 5 anos de produção de petróleo desde a decisão monocrática, o conjunto de Municípios e Estados brasileiros deixou de arrecadar cerca de R$ 50 bilhões por meio do Fundo Especial do Petróleo. Só o Município de Gramado perdeu R$ 4.666.525,10 em razão da liminar.

Tendo em vista a atual recuperação das receitas de royalties, a Câmara Municipal de Gramado, representada pelos seus nove Vereadores, entende como primordial a inclusão da ADI na pauta do Plenário da Corte.

A proposta de tal ação partiu do vereador Luia Barbacovi (Progressistas) e foi prontamente subscrita pelos demais vereadores, Dr. Ubiratã (Progressistas), Everton Michaelsen (MDB), Manu Caliari (PRB), Professor Daniel (PT), Rafael Ronsoni (Progressistas), Renan Sartori (MDB), Rosi Ecker Schmitt (Progressista) e Volnei da Saúde (Progressistas).

Data de publicação: 22/05/2018