Rosi Ecker Schmitt apresentou Moção de Aplausos ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gramado pela passagem dos 53 anos da entidade. A entrega da honraria se deu na noite de ontem, quando o presidente Elói Borkert recebeu a homenagem.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais recebe Moção de Aplausos

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) apresentou Moção de Aplausos ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gramado pela passagem dos 53 anos da entidade a entrega da honraria se deu na noite de ontem (14), quando o presidente Elói Borkert recebeu a homenagem em nome do Sindicato.

“Quero dizer que essa homenagem será compartilhada com todos que passaram pelo Sindicato, diretoria, associados atuantes, conselhos fiscais antigos e atuantes, efetivos e suplentes, lideranças do interior, profissionais das diversas áreas. Antigamente existia o FUNRURAL, este fundo dava assistência aos trabalhadores e agricultores do interior, desses recursos que eram da venda de mercadorias vinha a aposentadoria ao homem e mulheres do interior, nós tínhamos assistência hospitalar através da AIH que era emitida pelo Sindicato na época, os Sindicatos recebiam ambulâncias do Ministério do Trabalho para levar os seus pacientes e doentes aos hospitais e também para outras localidades, recebíamos recursos para a assistência médica, para o Sindicato contratar na época profissionais, médicos, dentistas, sobrava até recursos para manter a enfermeira e hoje tudo isso não existe mais. Também recebíamos equipamentos para um pequeno ambulatório médico e dentário. Também existia auxilio para jovens através de um recurso que vinha do Ministério da Educação com uma bolsa de estudo. Tudo isso hoje  não se tem mais. Hoje temos muita dificuldade nas questões do meio ambiente. Não se tem mais uma liberdade para talvez se fazer uma pequena lavoura, ou uma pequena queimada para que o agricultor possa então exercer a sua atividade. Ele tem muito medo de fazer alguma lavoura nos finais de semana, pois tem que pedir autorização para o meio ambiente, se ele pode cortar uma arvorezinha, se nós compararmos há 40 anos, naquela época eram muitas lavouras e os agricultores poderiam produzir. Um outro dado importante que nós tínhamos há 40/50 anos tínhamos uma população rural que representava 90% da população do município e hoje esse índice inverteu, a população rural é apenas 10% em média da nossa população municipal”, destacou Elói.

“É uma honra e uma alegria muito grande estar aqui prestando essa homenagem junto com os colegas que também aprovaram essa Moção. Tenho certeza que o Sindicato tem um papel fundamental e importante, como sempre teve e terá, na vida dos nossos agricultores. Eu acho que o Sindicato esta presente e sempre pronto para ajudar nas plantações, nos projetos que hoje são maiores, e estão auxiliando nas questões do meio ambiente, auxiliando em todos os setores. O nosso Sindicato tem um papel importantíssimo dentro do nosso interior. Além de oferecer esse apoio todo no trabalho ele também oferece médico, dentista e muitos outros convênios. Hoje o Sindicato tem mais de 1.000 associados. Eu quero parabenizar a todos os ex-presidentes que passaram pelo Sindicato nesses 53 anos, e a todos os envolvidos nesse período e parabenizar o seu Elói pelo trabalho desenvolvido por ele desde 2000 até os dias de hoje, esse trabalho forte de auxilio aos nossos agricultores. Parabéns e com certeza vocês fazem a diferença”, disse Rosi.

Histórico

Em 24 de março de 1965, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gramado (STRG), foi fundado. Os trabalhos já eram realizados desde 1963, onde hoje é a Escola Municipal Especial Mário Bertoluci (APAE).

Como na época não existia o Sistema Único de Saúde (SUS), havia a necessidade de um custo beneficio de serviço de saúde aos trabalhadores rurais no município, com intuito de beneficiar esta categoria, após algumas reuniões surgiu então o Sindicato. Foi iniciado os trabalhos pelo Sr. Gentil Bonatto, que era presidente da Frente Agrária Gaúcha e também do Ministério do Trabalho, era ele quem controlava todas as ações da diretoria. O primeiro presidente provisório do Sindicato foi o Sr. Vitório Marcon, vale ressaltar que o Sindicato se iniciou do zero, sem nenhum equipamento. O primeiro presidente eleito foi o Sr. Angelino Tomazi, que foi presidente de 1965 à 1970, seu sucessor foi Adélio Bergamo no período de 1971 à 2000, por fim a partir do ano de 2000, quem está a frente do Sindicato até os dias de hoje como presidente é o Sr. Elói Borkert.

Hoje em dia o Sindicarto está instalado na Rua Senador Salgado Filho, n° 323, Centro, conta com mais de mil associados, ainda tem assistência médica, dentista, jurídica e diversos convênios com vários profissionais especializados em diferentes seguimentos.

Data de publicação: 15/05/2018