Foi aprovada na noite de ontem (14), a Moção de autoria do vereador Luia Barbacovi (Progressistas) que concede aos Móveis Ludari Moção de Aplausos pela passagem de 70 anos. A votação foi unânime.

Luia propõe moção de aplausos a Ludari pelos 70 anos

A entrega da honraria será no dia 18 de junho de 2018, a partir das 18h, no Plenário Julio Floriano Petersen, em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Gramado.

Histórico

Em fevereiro de 1947, chegava a Gramado um jovem casal, Eduardo Luiz Dal-Ri e Diva Holderfer Dal-Ri.

Aos 23 anos de idade Eduardo Luiz já acreditava no potencial futuro daquele vilarejo que viria ser a nossa querida Gramado.

Com seu instinto empreendedor e muita coragem, adquiriu um terreno onde se instalou. Estava semeando o futuro de seus negócios e a criação de sua família. Pais de três filhos, Arno, Arlete e Haidi, o casal Diva e Luiz, se lançaram com toda garra a lutar pelo sucesso. Seu primeiro trabalho foi consertar bicicletas, fechaduras e reformar móveis, pois muitos veranistas precisavam desta mão de obra. Tudo foi frutificando. A chegada de estrangeiros que escolhiam Gramado para fixar residência contribuiu para o crescimento de seu trabalho, porém para um homem jovem e corajoso isto ainda era pouco.

O tempo foi passando e o espaço era pequeno para acomodar tantos sonhos. Foi quando construiu seu prédio e instalou a fábrica de móveis onde produziam camas, gaita e cadeiras de praia, foi um sucesso.

Em 1969, houve uma alteração de contrato, onde seu filho Arno passou a fazer parte da empresa como sócio e essa passou a se chamar “Móveis Ludari Ltda”. Nesse mesmo ano a empresa comprou a franquia “Móveis e eletrodomésticos Ibraco S/A”. Gramado crescia com muita rapidez e o mercado exigia esse tipo de comércio.

Mas os desafios na vida estão sempre presentes. Houve a pior experiência possível: um sinistro que levou muitas décadas de trabalho e sonhos, tudo foi destruído pelo fogo. Isto aconteceu em 1970. Foi difícil, mas com muita coragem D. Diva disse: “Meu filho, vamos levantar a cabeça, isso são provações que acontecem só para os competentes e nós fomos os escolhidos”. Começaram tudo de novo, e com a ajuda de gramadenses chegaram até aqui, neste ano completam 70 anos de atividades, no mesmo local e mesmo CNPJ, sendo hoje o proprietário Arno Henrique Dal-Ri.

Data de publicação: 15/05/2018