Os vereadores Dr. Ubiratã, Luia Barbacovi, Manu Caliari e Professor Daniel estiveram reunidos com o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca, com o responsável pelo polo Unopar Gramado, Tailor Schmidt e com estudantes bolsistas da entidade.

Legislativo, Executivo, Unopar e Estudantes tratam das bolsas universitárias

No final da tarde de ontem (17), os vereadores Dr. Ubiratã, Luia Barbacovi, Manu Caliari e Professor Daniel estiveram reunidos com o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca, com o responsável pelo polo Unopar Gramado, Tailor Schmidt e com estudantes bolsistas da entidade para tratar da questão das bolsas recebidas pelos mesmos. O intuito do encontro era verificar se havia alguma solução para a questão que não envolvesse a esfera jurídica.

Os Vereadores fizeram questão de manifestarem-se no intuito de auxiliar a manutenção do benefício aos bolsistas já selecionados. “São pessoas que realmente precisam desse auxílio. Estudantes que ingressaram na universidade conquistando esses benefícios através de editais e seleção, e que não tinham ideia de que poderiam perder a bolsa antes do término dos estudos. Estamos aqui para auxiliar no que for possível”, explicaram.

O Prefeito afirmou que há ilegalidade no pagamento direto das bolsas aos estudantes e que desta forma precisa-se achar outro caminho. “Temos que buscar juntos uma alternativa legal para auxiliar os bolsistas”, disse.

Tailor explicou a situação da Unopar Gramado que cedia as bolsas em troca do uso do prédio público o que não acontece mais e destacou que os estudantes foram escolhidos após seleção do Conselho Municipal de Educação que é atrelado ao Executivo.

Ao final foram sugeridas algumas medidas. A Unopar Gramado entrará em contato com a Unopar Matriz no intuito de apresentar as mesmas, em paralelo os demais ficaram de estudar o caso para apresentar sugestões.  Os estudantes também planejam, se nada for resolvido em breve, entrar judicialmente para garantir o retorno a Unopar ainda nesse semestre.

Data de publicação: 18/01/2018