Histórico

Horto recebe nome de Remi Libardi

Na sessão de hoje (30), foi aprovado o projeto de autoria dos vereadores Everton Michaelsen e Renan Sartori, ambos MDB, que denomina o horto municipal de Gramado, localizado na Linha Tapera, de Horto Municipal Remi Libardi.

Histórico

Sempre atuando na área da saúde através das plantas, Remi Libardi participou ativamente na criação do Horto Botânico Municipal no período de 1996 a 1999. Incentivado pelo evento ocorrido de 22 a 28 de setembro de 1996, a Semana Etnobotânica de Gramado que teve oficinas, mostras e cursos sobre o tema plantas medicinais, promovida pela ASSECAN – Associação Ecológica de Canela – Planalto das Araucárias e Prefeitura Municipal de Gramado - Centro Municipal de Cultura. A partir daí surgiu à oportunidade de criar na cidade um horto botânico para cultivo de plantas medicinais. A intenção era de fundar um museu vivo, incentivando a preservação da flora nativa. Remi Libardi sempre esteve envolvido com a causa da saúde através das plantas e com a intenção de popularizar, desenvolver e oferecer à comunidade plantas medicinais, começou um trabalho juntamente com a ASSECAN, Centro Municipal de Cultura, titulares e representantes das secretarias de Educação e Cultura, Agricultura, Saúde e Meio Ambiente da EMATER, comissão de saúde e meio ambiente da Assembleia Legislativa e por membros da comunidade Gramadense reunindo-se diversas vezes para desenvolver o horto botânico e planejar a segunda semana Etnobotânica de Gramado. A SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) ofereceu a área de uma escola desativada na Linha Tapera, e assim criou-se o horto botânico com um projeto de “Farmácia viva”, com o intuito de identificar as plantas medicinais e desenvolvendo cursos, incentivando o desenvolvimento dessas atividades e a importância das plantas medicinais e cuja inauguração se deu em setembro, durante a 2° Semana Etnobotânica de Gramado. Eleito coordenador do Horto Botânico seguiu realizando diversas atividades, reunindo mudas de ervas medicinais, fazendo seu manejo, poda, adubação e todo o trabalho envolvido no cultivo das ervas, inserindo plantas populares para serem cultivadas e consumidas por todos. Muitas mudas de ervas foram doadas pelas famílias rurais da Tapera e também pelo Sr. Roque Rossi do sítio Apiquárius de Gramado. Houve muitas reuniões, a Emater Municipal através do Sr. Antônio Fávero participou organizando a comunidade da Tapera criando uma associação local junto dos agricultores, o empenho do Sr. Cilon Estivalet, presidente da ASSECAN em conseguir parcerias com a Unisinos através do trabalho do Padre Clemente José Stefen  e da professora e bióloga Virginia Koch e assim aconteceram muitas ações,  encontros, excursões, criação da feira ecológica e APOG – Associação dos Produtores Orgânicos de Gramado, Semanas Etnobotânicas  em Gramado, tudo na tentativa de alavancar o horto de fitoterápicos que foi inaugurado como Herbal de Gramado.  Acreditava que o horto seria capaz de produzir os fitoterápicos para a comunidade e incentivar seu consumo trazendo mais conscientização e conhecimento dos benefícios das plantas, construindo assim mais saúde e qualidade de vida a todos os Gramadenses.

Data de publicação: 30/09/2019