Na noite de segunda-feira, dia 19, a Câmara realizou a Sessão Solene de Instalação da Sessão Legislativa Ordinária de 2018, no Plenário Julio Floriano Petersen, sede da Câmara Municipal.

Ano Legislativo inicia com pronunciamentos dos Vereadores

 

Na noite de segunda-feira, dia 19, a Câmara realizou a Sessão Solene de Instalação da Sessão Legislativa Ordinária de 2018, no Plenário Julio Floriano Petersen, sede da Câmara Municipal.

Na oportunidade os Vereadores manifestaram-se sobre o que pensam para 2018 bem como enfatizaram pontos que entendem importante ser trabalhado.

Luia Barbacovi

“Eu entendo que este ano vai ser um ano importantíssimo para Gramado, não só numa retórica falando que por aqui passam os assuntos do dia-a-dia do município, mas sim pelos temas que estão pendentes que chegaram a Casa e foram retirados. Assuntos que foram comentados pela comunidade e que provavelmente retornarão a esta Casa e, que com certeza, trará para a Câmara grandes debates. Um deles será a questão do Hospital, que teve prorrogada a intervenção por mais seis meses na sexta, o que confirma que o assunto continuará a ser pauta na Câmara, bem como os demais relacionados a área de Saúde, Educação, Vale Alimentação. Ainda é um ano de eleição presidencial, Copa do Mundo, mas acima de tudo o que eu vejo que os Vereadores estão mais atentos aos comentários da comunidade, foi assim em 2017 e será novamente em 2018. Aqui vamos discutir temas importantes que interessam a diversos segmentos e a toda a população do Município de Gramado. Ainda sabemos que em virtude das eleições o Governo Federal só poderá liberar recursos até abril o que fará com que o Executivo e Legislativo trabalhem ainda mais afinados para garantir esses recursos dos seus Deputados e Senadores dentro do prazo constitucional. Para finalizar quero desejar que tenhamos um excelente ano Legislativo, mas acima de tudo que Gramado tenha um ano de grandes ações e espero que Gramado continue sendo um modelo de município para o Estado, para o País, principalmente na relação do turismo, na geração de empregos e também na receita do município, esta que talvez o grande diferencial de Gramado, talvez por ela tenhamos nos mantido em dia com nossas contas, cumprindo o seu papel”, disse.

Volnei da Saúde

“Espero que no ano de 2018, Gramado possa retornar ao rumo do crescimento, voltar a ter um desenvolvimento mais próspero e que as pendências que ficaram no ano de 2017 possam vir a resolvidas. Sabemos da dificuldade do primeiro ano de Governo onde foi necessário acomodar muitas questões, fazer os ajustes, então agora, após mais de um ano, cabe a nós também nesse ano de 2018 cobrar as promessas de campanha. Também estaremos mais perto da comunidade buscando ouvir dela as suas necessidades, informações que precisam ser trazida para que sejam discutidos na Câmara, questões importantes. Acredito que sim vamos ter grandes debates aqui nessa Casa pelo fato de termos que resolver diversos pontos, várias dificuldades, entre elas: a questão das creches, do hospital entre outros. Sobre esse último é importante salientar que temos um bom exemplo, em Dois Irmãos a comunidade adotou o Hospital e o mesmo vem sendo equipado com auxilio da comunidade, empresários, realização de shows, enfim todos envolvido. Aqui em Gramado poderíamos ter tudo isso e muito mais, basta a gente ter uma definição de quem assumirá o Hospital. Eu tenho convicção que toda a comunidade vai abraçar a causa e nós vamos ter um hospital de excelência. Infelizmente foi prorrogada a intervenção por até seis meses. Tínhamos o compromisso do Executivo que essa situação teria uma definição em fevereiro, mas acreditamos, não temos a informação ainda, que foi necessária essa prorrogação. Então acredito que ali na frente poderemos ver o hospital no seu rumo, conseguindo as melhorias necessárias, melhores atendimentos e que toda a comunidade possa fazer a diferença adotando o hospital como uma referência na questão da saúde”, disse.

Erni Branchini

“Não tenho dúvidas de que nesse ano serão feitas muitas coisas boas aqui dentro dessa Casa, porque é por aqui que passam praticamente todas as decisões dos grandes debates, a Câmara é uma caixa de ressonância. Aqui que a comunidade se faz ouvir, ela traz sugestões. Acredito importante seguir trabalhando em sintonia com o Executivo para produzir mais, para ser mais eficaz. Entendo importante a comunicação entre Executivo e Legislativo, em prol de Gramado. Eu, assim como já foi falado aqui pelos Vereadores que me antecederam, também manifesto a minha preocupação em relação Hospital, a questão das creches. Todos são assuntos momentâneos,  mas uma das coisas que me preocupa muito é a questão do Natal Luz, da diminuição de pessoas vindo para Cidade, os espetáculos, a decadência  deste grande evento. Temos que cobrar de forma forte a Gramadotur, que ela dê um Plus para o próximo ano, pois não podemos matar esse evento que é o mais importante de Gramado. Perdemos muito. Sei que vão falar que o país está em crise, exatamente, pode-se até citar, mas acho que não justifica. Para quem vive aqui, viu os eventos aqui a meia dúzia de anos atrás, é triste. Acho que é hora de chamar os responsáveis por um Grande Debate e cobrar para que voltemos a ter um Natal Luz altura de Gramado. Estão promovendo Natais similares em diversas cidades em toda a mídia, daqui a pouco a gente vai perder esse público para esses novos eventos. Então manifesto aqui a minha preocupação . Finalizo afirmando que a Câmara deve debater esse e diversos outros temas importantes para tanto em 2018 deve chamar as pessoas para um grande debate”, disse.

Renan Sartori

“É muito bom estar retornando hoje as sessões da Câmara de Vereadores. Dentro desse ano legislativo, com certeza teremos grandes desafios e também o mesmo estará cheio de oportunidades. Sabemos de toda a responsabilidade que temos como vereadores e queremos sempre será o mais correto em nossas decisões. Que possamos sempre colocar a nossa energia e toda a nossa ciência nas nossas decisões. Que possamos também contar cada vez mais nesse ano com a participação da comunidade, nos cobrando, nos exigindo as suas vontades e seus anseios, pois enfim somos os representantes desse povo e é a eles que devemos prestar contas. Quero sempre colocar o gabinete à disposição para deliberar assuntos diversos, que sejam importantes para nossa querida Gramado. Nossa missão é ser cada vez mais honestos, comprometidos e acessíveis para com as pessoas que fizeram essa linda Gramado. Quero fortalecer cada vez mais o meu trabalho em algumas das áreas que me identifico e tenho um compromisso firmado, desde a campanha, a área esportiva, que já vem sendo muito bem conduzida pelo nosso secretário Jacó, com quem temos um trabalho bem afinado. Trabalhamos bastante em conjunto. Sem dúvida nenhuma em 2018 a Secretaria irá evoluir em vários pontos, começando pelo orçamento, pois o intuito é alcançar mais pessoas através do esporte, pois ele vem mudando ano após ano e tendo um crescimento bem importante em Gramado. Queremos fortalecer ainda mais os projetos sociais que acredito ser a base da nossa sociedade. Também vou continuar trabalhando dentro da causa animal. Vou continuar lutando para garantir o respeito devido aos animais, fortalecendo ações de castrações e sem dúvida nenhuma lutando para que nesse ano a gente efetive o Conselho da Causa Animal. Também daremos andamento a questões relacionadas ao wi-fi free . Bem essas são algumas, dentre tantas pautas que teremos que deliberar esse ano. Sabemos que temos o Hospital, o UBER, os aplicativos, o vale-alimentação, emendas impositivas, as creches,  enfim muitos assuntos pertinentes. Me coloco a disposição para que tenhamos um ano grandioso para o Legislativo e possamos ser lembrados de forma positiva pela comunidade”, disse.

Rosi Ecker Schmitt

“Aproveito este espaço para deixar aqui a minha mensagem. No ano passado a Câmara de Vereadores foi protagonista em vários assuntos e tem que ser assim, o legislativo tem que estar presente, tem que estar à frente dos assuntos de interesse da nossa comunidade, esse é o nosso trabalho, o nosso papel. Também me coloco à disposição da comunidade como sempre, e um assunto que eu quero deixar aqui que está preocupando a todos é a situação do turismo. Temos visto que com o término do natal luz, também terminou a movimentação e nós precisamos de mais eventos para essa época. Precisamos de mais mídia da nossa cidade, pois o turismo não pode parar, praticamente 70% a 80% da nossa cidade vive do turismo e isso é a nossa galinha de ovos de ouro, não podemos perder. Deixo aqui o meu pedido para que se pense sobre o turismo, o que podemos fazer sobre este assunto e nós como vereadores nos colocar aqui para ajudar a nossa cidade nessa situação do turismo. Outro assunto importante que vamos debater durante todo o ano com certeza é o hospital que nos preocupa. Depois de 80 dias agora os médicos voltaram da greve, isso é uma parte importante para nossa comunidade que está melhor assistida. A intervenção continua por mais um tempo, mas temos que ter uma decisão sobre Hospital, este é um assunto que vamos conversar muito durante o ano, e estamos aqui para ajudar. Em relação às creches, a educação está precisando de mais envolvimento com a comunidade, falta comunicação, falta entrosamento entre secretária da educação com a nossa comunidade. Um caso importante que aconteceu nesses últimos dias e acredito que todos os vereadores foram procurados pela comunidade da Vila do Sol onde relatam que a creche da Vila do Sol iria para escola Nossa Senhora de Fátima que fica na Vila do Sol. Um assunto muito delicado, muito importante e com certeza os pais ficaram desesperados e preocupados, pois mexe com toda a sua família, toda a sua estrutura do seu dia a dia. Sabemos que a creche precisa de manutenção sim, mas ir para a Escola Nossa Senhora de Fátima também não é uma saída. Tivemos um período de 25 dias de recesso onde as creches poderiam ter sido mexidas e feita a manutenção necessária e isto não aconteceu”, disse.

Professor Daniel

“Antes de falar 2018 gostaria de brevemente falar sobre 2017. Agradecer o apoio que a comunidade de Gramado deu essa Casa, a confiança que ela depositou em mim, nos colegas vereadores quando nos procuram para fazer suas reivindicações Também agradecer aos Colegas por esse ano. A gente acaba tendo uma relação muito próxima, fazemos debates aqui, mas sempre de forma respeitosa buscando o melhor para Gramado. Então esse ano de 2018 é um ano de muitos desafios. A comunidade pode observar que algumas questões estão aparecendo na fala que todos os vereadores. Alguns temas que merecerão nossa atenção são o turismo, aluguel por temporada, os guias de turismo, a questão do transporte por aplicativo que não se esgotou o debate, nós passamos o ano 2017, nesse tema aconteceram mudanças no cenário nacional que nos obrigaram a parar, mas vamos voltar a fazer essa discussão. Eu acho que o grande desafio do governo Fedoca/Evandro é zerar o déficit de vagas na educação infantil e nós precisamos avançar em 2018, pois é um gargalo que afeta diretamente a vida do gramadense. Outros temas importantes são a Corsan, o hospital, até por esse último assunto o prefeito está hoje em Brasília, motivo pelo qual não pode, apesar de fazer gosto, estar presente na sessão de hoje. Mas ele estará cumprindo o disposto na Lei Orgânica, onde resta instituído quem em 60 dias do início do ano legislativo ele venha, pois ele sabe da importante de vir a Câmara. Também acho que precisamos olhar Gramado daqui pra frente, o escopo de nossa cidade precisa ser organizado. Também tenho a opinião de que 2018 será de importantes debates. Ainda destaco o excelente trabalho da Secretaria de Esportes que está levando  um projeto muito interessante, as praças, espaços de lazer a todas as áreas do município. Enfatizo ainda a importância das emendas impositivas que é uma outra novidade 2018. Falo das ações importantes na agricultura que também terá desafios entre eles a  rede trifásica, internet, água potável  e asfalto para o interior. Precisamos também avançar em infraestrutura para que as agroindústrias possam prosperar para quê agricultura possa andar de forma coesa com a cidade, em progresso. Também temos a discussão 2018 da reforma administrativa, do vale-alimentação. Ainda temos eleição em 2018, entre outras questões relevantes”, disse.

Dr. Ubiratã

“Quero dizer que eu dei entrada e está tramitando na Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei que institui a Ficha Limpa Municipal, nomeação de servidores em cargos comissionados ou designação de funções gratificadas no âmbito da administração direta autárquica e fundacional do poder Executivo e do poder Legislativo e dá outras providências. Este projeto foi protocolado e vai dar andamento nas Comissões. A minha expectativa, é que a cidade da mudança aconteça nesse ano 2018 e que a questão do Hospital, que venho debatendo há muito tempo também seja resolvida. Infelizmente até agora não teve nenhuma solução. O que foi dito anteriormente pelo nobre vereador Luia Barbacovi, que na última sexta-feira o prefeito fez uma renovação da Intervenção por mais 6 meses. Eu quero dizer para comunidade que quando foi feito o Decreto em 2016, o Decreto 023 e diz na página 4 várias argumentações de que a Intervenção foi feita porque a pessoa que estava coordenando hospital é uma pessoa que estava sendo julgada e não condenada. Hoje nós temos um Interventor condenado e ele continua administrando a Intervenção do Hospital. Também tem outras questões que vou debater no próximo espaço a respeito do hospital”, disse.

Everton Michaelsen

“Muitas coisas realmente imprescindíveis já foram aqui citadas. Eu não quero repetir os absolutamente e quero deixar uma mensagem um pouco diferente hoje. Eu quero falar de três adjetivos que são esperança, realização e igualdade. Hoje começaram as aulas na rede pública. Eu levei meu filho Vinícius na Escola Senador, onde ele estuda, com 11 anos e lá eu vi dezenas de crianças carregando suas mochilas contentes e também pais e avós dentro das suas ansiedades e inseguranças. Nesse momento sentimos aquele friozinho básico na barriga, todos que têm crianças sabem o que isso significa, mas com certeza um desejo estava presente de um excelente aprendizado a todas as crianças, mas essas crianças que expectativas as crianças têm sobre nós, nesse momento muitas crianças talvez vão nesse primeiro dia para formar novas amizades e para aprenderem, porque com certeza a frase mais ouvida pelas crianças é que elas vão à escola para aprender, para ter o conhecimento. Quero dizer que a educação é a preparação dos homens para o futuro, esse que estamos aqui falando, esse que destacamos que nós vamos fazer no ano de 2018 e por que não em 2019 e, assim por diante. Todos que citaram aqui as situações de Gramado, nós poderíamos nos estender por muito mais tempo para resolver muitos problemas, eu poderia citar outras áreas do poder público municipal, saúde, obras, poderia citar turismo que foi falado aqui, poderia citar o meio ambiente, o esporte, sim poderia, mas eu quero ficar só na educação para deixar esse meu recado inicial, pois a educação influencia de fato. Sim todas essas áreas, todo mundo sabe disso, então o meu desejo que todos os nossos esforços do Executivo e do Legislativo provoquem realmente grandes realizações na nossa comunidade, que realmente a comunidade, essas crianças possam saber que nós cumprimos o nosso papel enquanto políticos, enquanto representantes da população e aqueles adjetivos que eu falei lá no início esperança, realização e igualdade que sejam assim agora de 2018, integralmente resgatados, para todos que esperam nada menos do que o melhor de nós”, disse.  

Manu Caliari

“Muito bom voltar a esta Casa e eu volto com muito prazer, muito feliz por ter a honra de poder trabalhar pelas pessoas. Esse tem sido o objetivo dessa Casa e eu tenho certeza que a gente faz todos os dias do nosso trabalho com muito afinco. Como presidente da Casa eu gostaria de reafirmar o compromisso desta Casa com a colaboração e com a construção, eu falo em nome dos vereadores porque eu sei que posso falar, conheço o trabalho de cada um deles e iremos trabalhar com o nosso melhor para ajudar o Poder Executivo, para ajudar a comunidade, para construir. E quando eu falo em colaborar, eu falo em colocar Gramado acima de tudo, das questões políticas, essa tem sido a prática da Câmara e graças a Deus temos percebido que a comunidade vê isso nesses vereadores, que embora haja sim o embate político e a discussão as questões de Gramado ficam acima. E é assim que nós iremos manter, seguindo a linha de condução do presidente Luia, nós vamos construir e vamos ter muitos avanços na Câmara. Vamos dar continuidade ao projeto da Escola do Legislativo que vai fazer Everto, essa integração com a juventude com as pessoas que querem participar, entender o processo legislativo e com certeza a participação de todos os vereadores desta Casa. Nós temos o Fórum de Estudos Turísticos, que também temos que dar os méritos aqui para o Luia e para todos os envolvidos que estão tomando a frente de tornar o turismo, que foi falado pela Rosi e pelos meus colegas, em centro de estudo para que a gente possa prever e planejar, para que Gramado possa continuar sendo essa fonte de turismo e de inspiração para as outras cidades. Nós precisamos com certeza Luia aprofundar nossos conhecimentos, pegar os casos importantes do mundo e das cidades que também prosperam com o turismo como economia fundamental. Esse é o nosso compromisso, de fazer essa Casa cada vez mais perto da comunidade, de trazer inovações e de dialogar, assim como falou Daniel. O que é fundamental é o diálogo, por isso esse espaço que nós daríamos hoje para o Executivo para ouvir, para dialogar. E é isso que os vereadores estão fazendo aqui quando elencam as suas preocupações e se repetem, porque a gente sabe dos problemas principais desta cidade e tem uma vontade muito grande de ajudar a resolver. Nós estamos abertos ao diálogo e a construção e reafirmo essa fala como presidente da Casa e nome de todos os colegas. Tenho que agradecer a oportunidade de ter sido prefeita, a primeira mulher prefeita dessa cidade, mesmo que por dois dias, mas eu tenho certeza que valeu, por que a gente abre os caminhos para as novas lideranças, para as novas mulheres que querem nos ajudar a construir. Minha mensagem como vereadora é que nós precisamos de um posicionamento muito claro e eu falo isso não como uma crítica ao acaso. Nós precisamos de um posicionamento claro em todas as áreas. O que nós vamos fazer com Hospital? O que nós vamos fazer com o turismo? O que nós vamos fazer com educação? Esse posicionamento muito claro, agora que já passou esse um ano de organização, é fundamental para nortear as ações, inclusive as nossas ações aqui na Câmara, para que a gente venha caminhar junto. Esse posicionamento é fundamental e o governo precisa deixar muito claro as diretrizes de condução da nossa cidade. Vemos o esforço dos secretários de forma individual, a gente vê que o governo tá avançando, mas nós precisamos desse posicionamento muito claro, todos numa única voz, numa única direção caminhando juntos para o progresso de Gramado”, disse.

 

Data de publicação: 22/02/2018

Compartilhe!