Repasses do Estado a Saúde são tema do encontro

Progressistas realizam coletiva de imprensa

Repasses do Estado a Saúde são tema do encontro

Os vereadores Dr. Ubiratã, Luia Barbacovi, Rafael Ronsoni, Rosi Ecker Schmitt e Volnei da Saúde promoveram na manhã de hoje (14), na Sala da Democracia, sede do Legislativo, coletiva de imprensa para falar sobre o não repasse de verbas por parte do Estado do Rio Grande do Sul à Gramado, por falta de apresentação de documentação junto ao Cadin, que é um cadastro informativo das pendências perante órgãos e entidades da administração estadual.

No encontro os vereadores acessaram, junto com a imprensa, o site da Secretaria de Saúde, onde constam os valores recebidos. Nas demais cidades da Serra, Canela e Nova Petrópolis, usadas como exemplo, os repasses mensais permanecem de forma inalterada, o que demonstra que há algum problema com o município de Gramado, junto ao órgão – Cadin.

Os vereadores apresentaram tabela dos valores arrecadados pelo município de setembro de 2017 a agosto de 2018, o que gerou um investimento de mais de R$ 2 milhões em programas da saúde de Gramado. Os repasses, no entanto, não estão sendo recebidos pelo município, desde novembro de 2018, ou seja, há quase um ano. Conforme um comparativo feito, levando em consideração o ano anterior, a cidade deve estar sem receber R$ 2 milhões, aproximadamente.

Ainda, o grupo informou que os projetos vêm sendo custeados pelo Município, com recursos do caixa único, valores que poderiam ser direcionados a outras áreas, caso o município não tivesse essa pendência com o Cadin. Cabe destacar que falta a apresentação dos seguintes documentos junto ao órgão: programação anual de saúde 2019; relatório detalhado do quadrimestre anterior – RDQA; e relatório anual da gestão 2018.

Eles destacaram a preocupação de não se poder reaver esse valor em função da crise financeira que se abate no estado, assim sendo, estarão nos próximos dias oficiando à Prefeitura, para esclarecimentos sobre os reais motivos pelos quais o Executivo encontra-se no Cadin, bem como pedindo um encontro com o Secretário de Saúde, para dirimir dúvidas sobre a questão e no intuito de buscar uma solução para que o repasse se normalize, assim atendendo a forte demanda da saúde de Gramado.

A comunidade pode acessar o site - http://www1.saude.rs.gov.br/wsa/portal/relatorio.jsp, colocando o CNPJ – 11.796.566/0001-98, da Prefeitura e obtendo o valor repassado mensalmente, desde 2006.

Data de publicação: 14/10/2019