Rafael entrega uniforme na Escola Nossa Senhora de Fátima

O uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais. Eles foram criados para simbolizar as cores, o nome, a tradição e o símbolo da escola, desta forma, os alunos representam a imagem das instituições, mesmo fora delas. Ao adotar o uniforme a escola tem por objetivo uma série de medidas que visa beneficiar exclusivamente o aluno, e que não se limita a apenas igualá-los.

Pensando em como auxiliar nesse processo, o vereador Rafael Ronsoni (Progressistas) que foi o autor da lei municipal 3715/2019, criou a possibilidade de a rede pública municipal de ensino receber os uniformes através de recurso municipal, emendas impositivas ou doação de parcerias privadas.

No orçamento para o ano de 2019, Rafael destinou parte de suas emendas impositivas para o custeio de uniformes para as escolas municipais de ensino fundamental do bairro Várzea Grande. “Hoje faço a entrega oficial de 400 uniformes para a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, na Vila Olímpica. Acredito ser essa uma ação muito importante, pois assim os estudantes passam a ter um padrão de uso de vestimentas para vir a escola o que facilita para os pais que não precisam investir no vestuário, e também para a escola que mantém uma identidade”, disse.

A diretora da Escola, Elisabete Pistorello Dalagnoll agradeceu o Vereador. “Queremos agradecer a oportunidade de sermos contemplados com as emendas impositivas do vereador Rafael seja para os uniformes ou para a climatização de algumas salas, como também aconteceu. É a primeira vez que recebemos essa verba, com certeza fará a diferença na qualidade da educação de Gramado. Quanto a demanda específica do uniforme destaco ainda que ele gera pertencimento, e isso o torna parte, e é fundamental para a formação de cidadãos conscientes, pois eles passam a ser referência da escola onde estiverem. Temos muito a agradecer”, destacou.

O aluno Maykel Michel dos Santos falou em nome dos colegas. “Agradeço muito a oportunidade de termos uniforme, e eu juntamente com meus colegas nos comprometemos em cuidar com muito carinho desse presente”, ponderou.

O uniforme na rede municipal de ensino com certeza trará as escolas uma maior segurança, pois evita que outras pessoas se infiltrem no meio escolar, possibilita a identificação dos alunos em possíveis situações de perigo na rua e ainda contribui para evitar a evasão escolar, ainda gera economia, pois não há mais necessidade de uso de roupas extras, incentiva o respeito às normas e disciplina impostas pela escola, o que é fundamental para a vida em sociedade, evita o consumismo e disputa de status, muito comum entre adolescentes. Atua também evitando determinadas situações discriminatórias que ensejam a prática de bullying e mantém a atenção voltada para o aprendizado, pois todos igualmente fazem parte do grupo e possuem os mesmos interesses, no caso a aprendizagem.

Data de publicação: 28/08/2019