Alcóolicos Anônimos recebe Moção pelos 42 anos

O vereador Rafael Ronsoni (Progressistas) apresentou Moção de Aplausos a ser entregue ao Grupo Renascença de Alcoólicos Anônimos, pela passagem dos 42 anos de atuação em Gramado. A proposta foi aprovada por unanimidade na noite de ontem e será entregue a entidade no dia 26 de agosto.

Histórico

Alcoólicos Anônimos é uma comunidade internacional de mulheres e homens de todas os níveis da sociedade que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade duradoura juntos. Tudo iniciou em 1935 em um encontro casual. Foi fundada por dois homens, sendo um deles o ex-contador da bolsa de valores dos Estados Unidos William Griffith Wilson também conhecido como Bill Wilson, já o outro foi um médico cirurgião e cofundador do grupo Robert Holbrook Smith, conhecido como Dr. Bob. Atualmente existem mais de 117 mil grupos de A.A. em 180 países.

Alcoólicos Anônimos, é uma Irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças afim de resolver seu problema comum e ajudar os outros a se recuperarem do alcoolismo.

O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A., não há taxas ou mensalidades; sendo autossuficientes, graças às próprias contribuições. A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apoia nem combate quaisquer causas.

Em Gramado a comunidade leva o nome de GRUPO RENASCENÇA, fundado em 09/07/1977 conta com mais dois grupos sendo eles: Grupo Estrela da Serra de A.A. localizado no bairro Várzea Grande e o Grupo Despertar no bairro Piratini. No momento já alcançou o número de 1600 pessoas atendidas.

A.A. se preocupa unicamente com a recuperação pessoal e a sobriedade continuada de alcoólatras individuais que buscam ajuda na Irmandade. Os Alcoólicos Anônimos não se envolvem nas áreas de pesquisa sobre alcoolismo, tratamento médico ou psiquiátrico, educação ou defesa de qualquer forma, embora os membros possam participar de tais atividades como indivíduos.

A irmandade adotou uma política de “cooperação, mas não de afiliação” com outras organizações preocupadas com o problema do alcoolismo. Tradicionalmente, os Alcoólatras Anônimos não aceitam ou buscam apoio financeiro de fontes externas, e os membros preservam o anonimato pessoal na mídia impressa e de radiodifusão e, de outras formas, no nível público.

A experiência A.A. sempre foi disponibilizada gratuitamente a todos que a procuravam – pessoas de negócios, líderes espirituais, grupos cívicos, policiais, pessoal de saúde e bem-estar, educadores, representantes de estabelecimentos militares, autoridades institucionais, representantes do trabalho organizado e muitos outros. Mas A.A. nunca endossa, apoia, se afilia, ou expressa uma opinião sobre os programas de outros no campo do alcoolismo, uma vez que tais ações estariam além do escopo do alcoolismo, o objetivo principal da irmandade.

Data de publicação: 13/08/2019