A noite de ontem (23), foi de alegria e emoção na Casa do Povo. Apesar do frio intenso o calor inundou o Plenário Julio Floriano Petersen com a homenagem a Paulinho Mixaria. Ele recebeu o Troféu Mérito Gramado do Legislativo.

Paulinho Mixaria recebe Troféu Mérito Gramado

A noite de ontem (23), foi de alegria e emoção na Casa do Povo. Apesar do frio intenso o calor inundou o Plenário Julio Floriano Petersen com a homenagem a Paulinho Mixaria. Ele recebeu o Troféu Mérito Gramado do Legislativo.

 “Quero agradecer a todos por essa honraria. Eu sempre digo que não conto piada, pois é muito perigoso, as pessoas não rirem, então eu narro fatos, situações, a plateia nunca sabe quando acaba a minha ‘piada’, pois muitas vezes nem eu sei. Enquanto eles estiverem rindo eu continuo, e depois que param eu troco o assunto. Então eu busco o subsidio para fazer o meu humor nas coisas do dia a dia, sem palavrões e agressões. Vim pra Gramado em busca de um sonho. Eu vim com o objetivo de crescer na vida. Em vi a possibilidade de ser humorista, palhaço, pois fui em um circo e me encantei com um palhaço, que não falava palavrões e não fazia agressões, ali vi o padrão do artista que me encantou e pedi a Deus que se ele pudesse me deixasse fazer aquilo, alegrar as pessoas por onde passar. Que eu pudesse deixar esse mundo mais divertido, que eu não fizesse ninguém chorar, só sorrir. Sei que não posso fazer todos rir, mas o pouco que consigo já é muito. Deus foi muito generoso comigo e Gramado também, por isso amo essa cidade”, disse. 

Paulinho completou destacando a questão das mensagens positivas que passa de forma diferente, através de piadas, pois se diz um médico do coração. “Conto as piadas, meus contos e elas entram no ouvido das pessoas e nos corações levando inúmeras mensagens positivas e alegrando as pessoas. Sei da minha responsabilidade e sempre levo Gramado comigo, com muito amor, com muita paixão. E receber essa homenagem me dá a certeza que o pedido que eu fiz pra Deus, quando eu vi aquele palhaço, foi atendido”, completou. 

Ao final ele presenteou os assistentes da Sessão com uma apresentação que deixou todos encantados e sorridentes. 

A honraria a Paulinho foi proposta pelo vereador Rafael Ronsoni (Progressistas) e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal. 

Histórico

Paulo Roberto Alves da Silva, conhecido como Paulinho Mixaria, nasceu na cidade de Taquari/RS, no dia 05 de outubro de 1969. Morou em Santo Antonio da Patrulha, Taquara e Parobé. No ano de 1986 veio morar provisoriamente em Gramado fazendo shows de danças folclóricas, poesias e trovas em Churrascarias. Em 1988 casou com Marilene Boeira da Silva, vindo morar em definitivo em Gramado. Em 1993 começou sua carreira de humorista.

Ao longo de sua carreira lançou 4 livros (O primeiro quando tinha 16/17 anos), 7 CDs, 2 DVDs e 2 Filmes de Longa Metragem. Todos os trabalhos de produção independente. Sendo que nos filmes, a exemplo de seus ídolos Mazaroppi, Charlie Chaplin e Jerry Lewis, ele foi roteirista, diretor, ator e produtor. Desde criança manteve o sonho e a vocação para ser humorista. Começou a compor poesias e musicas aos 11 anos de idade, tendo suas canções gravadas por inúmeros artistas, entre eles Gaúcho da Fronteira, Velho Milongueiro e Pepeu Gonçalves. É um humorista e ator comediante autodidata sem formação acadêmica.

Algo interessante a citar é que grande parte do seu público são crianças e adolescentes, coisa rara no cenário do humor atual. O humorista sempre prezou por uma imagem abrangente a todos os públicos e evitar palavrões nos seus espetáculos é um princípio que ele não abre mão. Outro fato importante é que suas piadas não fazem alusão a nenhum estereótipo que não o próprio jeito engraçado e simples do personagem: uma pessoa humilde, do interior e que não fica restrita apenas ao gaúcho. O personagem ‘Paulinho Mixaria’ pode ser qualquer pessoa ingênua, vinda do interior de qualquer parte do país e que pode ser bem mais inteligente que aparenta.

O trabalho do humorista, que já conquistou todo o país, fazendo shows em praticamente todo o Brasil, confirmando assim o talento grandioso e raro do gaúcho interiorano de 48 anos, que faz todas as gerações rirem sem necessitar de palavrões ou ofensas a raças, classes ou povos. 

Paulinho Mixaria também já é conhecido em muitas partes do mundo. Fez apresentações no Paraguai recentemente e já houve contatos para possíveis apresentações nos Estados Unidos, China e Portugal. Tem dois discos de ouro e um de platina. 

No ano de 2013 quando completou 20 anos de carreira, não se deu ao luxo de apenas comemorar e encarou o maior desafio dela até então: Mergulhou no mundo do cinema e produziu durante nove meses, o Longa metragem "As Aventuras de Paulinho Mixaria",onde atuou, dirigiu, roteirizou e bancou a produção, mesmo não tendo experiência na área. Além disso, não utilizou nenhum centavo de verbas públicas através de leis de incentivo.  

 

O filme, que tem a mesma premissa dos espetáculos - ser para a família inteira - foi lançado em Outubro de 2013 na cidade de Gramado com mais de mil e duzentos expectadores na sala. Entrou em 2014 rodando por toda a região sul do Brasil.

No primeiro semestre de 2017, Paulinho Mixaria finalizou o seu segundo Longa Metragem: PAULINHO MIXARIA MORANDO COM A SOGRA. Filme este que segue a mesma linha do primeiro; humor leve e fácil. Humor rural, como ele mesmo diz.

Paulinho chega na fase mais madura da carreira com seu show "Humor à Moda Antiga" aliado aos filmes "As Aventuras de Paulinho Mixaria" e “MORANDO COM A SOGRA”, lotando teatros e resgatando o tempo em que as famílias saiam com todos os integrantes juntos para se divertirem, sem restrição de idade.

Atualmente, além de fazer uma média de vinte shows por mês, está escrevendo o roteiro de seu próximo filme (O terceiro Longa da carreira do ator) e preparando repertório especial para comemorar, em 2018, vinte e cinco anos de carreira com o espetáculo “25 Anos de Palco – Muita História pra Contar”.


Data de publicação: 24/05/2018

Compartilhe!