A unidade permanece aberta em fevereiro e soluções estão sendo estudadas

Corpo de Bombeiros é tema de reunião

A unidade permanece aberta em fevereiro e soluções estão sendo estudadas

Na tarde de ontem (09), a Câmara Municipal de Gramado promoveu uma reunião com representantes do Legislativo, Executivo, Corpo de Bombeiros, Entidades e Imprensa para tratar da questão do fechamento à noite, e nos finais de semana, do atendimento da corporação em Gramado. O encontro aconteceu na Sala VIP, do Legislativo.

Representando o Corpo de Bombeiros quem se fez presente foi o subcomandante, Sargento Napp, que minutos antes do encontro, já na sede do Legislativo, recebeu ligação do Comando Regional de Caxias, informando que as horas extras de março seriam antecipadas para fevereiro o que evitaria o fechamento da unidade até o dia 28, desta forma o Corpo de Bombeiros de Gramado volta a atender normalmente, até o final do mês. “Com essa notícia vamos poder manter o quartel aberto, mas ressalto não são horas extras a mais, mas sim antecipação das horas de março. Então não sabemos se em março teremos alguma hora extra paga”, explicou Ele.

O Corpo de Bombeiros recebe normalmente 600 horas extras, mês, devido à defasagem de pessoal, deveriam ter 33 bombeiros e hoje a unidade possui 15, sendo que destes dois estão de férias e um na operação golfinho. Além disso, as horas extras receberam uma redução. “Em fevereiro havíamos recebido 234 horas apenas”, completou o Sargento.

Na oportunidade o presidente do MOCOVI, Sandro Bazzan falou da atuação da entidade na busca de soluções para melhorar a estrutura dos agentes de segurança, mas ressaltou que não tem como intervir diretamente na questão salarial, de horas extras, ou mesmo de contratação de mais efetivo que seria o caso. “Precisamos nos unir, juntarmos força, não só na cidade, mas de forma regional, pois é uma realidade que assolam diversos municípios”, ponderou.

Muitas medidas foram apontadas, estudos serão feitos pelo Executivo, mas as primeiras ações do grupo será a busca de agenda com o Governo do Estado para tratar do assunto de aumento do número de efetivo e de horas extras, bem como de verificação da legalidade de implantação de um corpo de bombeiros similar ao que temos hoje na cidade de Canela (Municipal) ou em Nova Petrópolis (Voluntário) para atuar junto a Corporação do Estado, de forma mista. Nos próximos dias o grupo se reúne novamente para tomar medidas, no intuito de evitar o fechamento da unidade em março.

Participaram os vereadores Luia Barbacovi, Rafael Ronsoni, Dr. Ubiratã e Professor Daniel, o sargente Napp, o chefe de Gabinete do Prefeito, Renato Bertoja, o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Volk, a representante da secretária de Trânsito, Simone Backes Arend, membros do CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, Abrasel, Convention, MOCOVI, Sindicato Moveleiro e imprensa.

Data de publicação: 10/02/2017