Dois pedidos serão encaminhados à Prefeitura, nesta semana, requerendo que seja criado um banco de dados com informações dos imigrantes residentes no Município e também reiterando a solicitação de que seja instalada uma unidade do Procon em Gramado.

Procon e Banco de Dados de Imigrantes são pedidos à Prefeitura

Quanto à criação do banco de dados com informações dos imigrantes estrangeiros residentes no Município destaca-se que “nos últimos anos, Gramado recebeu vários imigrantes vindos de fora do país, principalmente venezuelanos e africanos. É necessária a criação deste banco de dados, pois estes, em sua grande maioria, apresentam currículos profissionais excelentes, mas o que vemos atualmente é que os mesmos não conseguem se colocar no mercado de trabalho de uma melhor forma, sendo sua mão de obra utilizada em serviços de baixo retorno financeiro”, explicou a vereadora Manu da Costa (Republicanos), autora da proposta.

No que se refere à criação do Procon em Gramado, feita de forma reiterada pela Vereadora enfatiza-se que “a municipalização do sistema de defesa do consumidor é fundamental para dar uma atenção especial às situações relativas às relações de consumo, e os munícipes precisam de atendimento mais próximo e mais rápido especialmente para os casos que envolvem riscos à saúde e à vida do cidadão, os casos de prestação de serviços essenciais, entre outros. Os PROCONS municipais proporcionam ganhos significativos em agilidade, possibilitando pronta interação com os demais órgãos e instituições locais, como entidades civis e Ministério Público, viabilizando canais de comunicação especializados e dedicados para uso dos cidadãos. Diante da atual situação de pandemia que enfrentamos, também seria importantíssimo se esse serviço estivesse disponível mais próximo do cidadão gramadense. A criação de um órgão para defesa dos consumidores no âmbito municipal é, portanto, fundamental para o contínuo exercício do direito à cidadania, conforme previsto na Constituição Federal”, finalizou Manu.

Data de publicação: 01/06/2020