A vereadora Manu da Costa (Republicanos), com o intuito de enaltecer, reconhecer e aplaudir a artista Débora Irion, propôs moção a ser entregue a no próximo dia 04 de novembro, durante sessão ordinária.

Débora Irion será homenageada na Câmara

A Moção de Aplausos visa respaldar a brilhante trajetória profissional de Débora que já está em Gramado há mais de 30 anos.

Histórico

Débora Irion é artista plástica. Nasceu em 28/08/63 em Santa Maria/RS e está radicada em Gramado/RS desde 1985. Tem dois filhos, Bruno e Lucas. Formou-se bacharel em Desenho e Plástica na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM em 1985. Entre 1985 e 1997 trabalhou como designer de móveis e decoradora de interiores. A partir de 1998 começou a dedicar-se integralmente à arte. Entre desenhos, pinturas e especialmente esculturas em terracota, bronze e alumínio. Suas esculturas caracterizam-se pelo movimento das formas arredondadas primeiro figurativas, mais tarde passando por painéis em alto e baixo relevo até chegar a formas mais leves com elementos vazados intercalados com os maciços, adquirindo imagens mais abstratas onde as figuras preferidas de cavalos, pássaros e pessoas se fazem presentes com nova linguagem.

• Associações a que pertence:

- Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa

- Associação de Escultores do Rio Grande do Sul - AEERGS

- Associação MAI Colombia Internacional

- Associação Artistas Plásticos de Santa Maria – AAPSM

- Associação Amigos do Museu de Artes do Rio Grande do Sul – AAMARGS

- Associação Amigos do MASM de Santa Maria/RS

- Grupo Águia

- Grupo Paralelo da Arte

É importante destacar que Débora é uma das representantes e fundadoras da Academia de Letras e Artes de Gramado.

• Obras de Visibilidade Pública:

- Porto Alegre:       Painel – “Justiça” – 2009 - No curso de Direito no Centro Acadêmico André da Rocha – CAAR, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS;

- Gramado: Painel – Pintura Coletiva com artistas gramadenses retratando a história de Gramado, “Caminho da Cidadania” – na Câmara de Vereadores de Gramado/RS – 2012;

- Marco Histórico comemorativo do Centenário da Igreja São Pedro Apóstolo de Gramado/RS, com a escultura Bíblia em bronze, na frente da igreja, inaugurado em 5/03/2017;

- Troféu do Gramado In Concert – ‘Cosmos’, vencedora do Concurso da Secretaria de Turismo – 2016;

- Troféu Marília Daros da Câmara Municipal de Vereadores de Gramado – 2019;

- Troféu Professor Destaque Legislativo da Escola do Legislativo Ivo Bezzi;

- Santa Maria: Painel ‘De volta para a Querência’ – 2007 – Medicina Nuclear/ CINT – Hospital de Caridade de Santa Maria;

- Escultura ‘Natal Gaúcho’ – 2011 no Serviço de Medicina Nuclear de Santa Maria/ CINT – Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo;

- Espírito Santo – Escultura 2016 – Câmara de Vereadores de Santa Maria/RS;

- Presépio – Acervo Histórico do Instituto de Educação Olavo Bilac  2017;

- Busto do 1º Presidente da APUSM (Associação dos Professores Universitários de Santa Maria) 2017.

• Premiações:

- Presépio: 1° Lugar no Evento Sonho de Natal Canela – 2008;

- Enxaqueca: 2° Lugar Exposição Grupo Águia – 2010;

- São Pedro: 2° Lugar Exposição Grupo Águia – 2011;

- Melhor Exposição Individual do ano pela Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria/RS – 2016;

- Premiação pelo projeto do troféu para o evento Gramado in Concert – 2016;

A artista vem participando ativamente de exposições coletivas em vários países da América Latina como Colômbia, Chile, México, Equador, Peru, Argentina. Também Estados Unidos e Canadá. Em 2017 foi selecionada para participar do Salão Internacional e Contemporâneo de Artes no Carrousel do Louvre e Leilão Internacional de Arte Contemporânea no Museu Mola, ambos em Paris/França.  Assim sucedem-se no ano de 2018 e 2019 sua participação no Louvre novamente. Suas obras e currículo foram registrados e divulgados no catálogo Guide do Louvre por estes três anos consecutivos e estão em Galerias de Arte e Museus da Europa.

Em 2019 teve também esculturas selecionados para o Salão Internacional, na cidade do Porto, em Portugal. Em toda esta itinerância pelo Brasil e países do mundo, Débora com suas obras de arte, leva junto o nome da cidade de Gramado- RS.

Data de publicação: 22/10/2019